PROGRAMAS DE ENSINO DA ARITMÉTICA PARA AS ESCOLAS PRIMÁRIAS NOS PRIMEIROS ANOS DA REPUBLICA BRASILEIRA

  • Luiz Carlos Pais UFMS
Palavras-chave: Educação Matemática, Ensino da Aritmética na Escola primária, História da Educação Matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar elementos históricos da educação matemática brasileira no contexto dos primeiros anos que sucederam o movimento da proclamação da República. De forma mais específica pretende-se analisar os programas de ensino da aritmética prescritos para as escolas primárias, tendo como fonte primária o texto do regulamento instituído pelo decreto no 981, de 8 de novembro de 1890, conhecido como a reforma Benjamim Constant. A intenção é partir de dados contidos no texto oficial e analisar aspectos do ensino da matemática primária na interface das dimensões que ligam os conteúdos aos aspectos metodológicos. Tal proposta presente ser implementada com base no pressuposto de que a dimensão política está interligada com a maneira de conduzir as práticas escolares. Esse objetivo é conduzido por uma abordagem do tipo antropológico, proposta por Yves Chevallard, quanto às práticas e aos argumentos das instituições ligadas à educação escolar. Foi possível constatar que os desafios da educação matemática no período de transição do Império para a República estão associados à tentativa de modernização das práticas de ensino, através da adoção do método intuitivo, articulando conteúdos tradicionais da Aritmética clássica com uma visão mais dinâmica dos aspectos experimentais e intuitivos, através do uso de materiais didáticos e objetos mais próximos do universo de vivência dos alunos. A prioridade do ensino primário era preparar os alunos para ingressar no ensino secundário e assim terem a chance de ingressarem no ensino superior, missão veiculada pelos diferentes estabelecimentos existentes no país a partir do modelo instituído pelo Ginásio Nacional nos primeiros anos da República.

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