PRODUÇÕES DE TEXTOS MATEMÁTICOS NA PERSCPERCTIVA DO LETRAMENTO DE MÃES EM MEIOS POPULARES.

  • Ruana Priscila da Silva UFMS
  • Neusa Maria Marques de Souza UFMS
Palavras-chave: Letramento Matemático, Textos Matemáticos, Mães, Meios Populares

Resumo

Nos últimos anos vários estudos foram realizados no campo da Educação Matemática apontando a necessidade de refletir sobre o ensino da mesma, a fim de garantir acima de tudo, uma formação crítico-social do indivíduo, habilitando o mesmo a conviver em sociedade exercendo sua autonomia. Partindo do pressuposto que o letramento matemático deve ser entendido como a capacidade de utilização dos conceitos matemáticos enquanto ferramenta de trabalho do dia a dia este estudo se dá no desenvolvimento de práticas de produção de textos matemáticos com mães participantes de um projeto de pesquisa em uma escola de Ensino Fundamental de Três Lagoas – MS. Nessa perspectiva o presente trabalho resulta dos encaminhamentos de uma pesquisa em desenvolvimento por alunos de Iniciação Científica - PIBIC e docentes – Pedagogia/UFMS. A pesquisa tem como objetivo investigar as possíveis vinculações entre a produção de textos matemáticos realizados por mães de meios populares com a melhoria de sua capacidade de interpretação dos problemas matemáticos escolares das tarefas dos filhos e a possibilidade desta se constituir em via de acesso aos conteúdos matemáticos veiculados pela escola, nos moldes da cultura cientificamente elaborada. Como opção metodológica adotar-se-á a abordagem de pesquisa qualitativa e como instrumento para tratamento dos dados a análise de conteúdo. Para coleta de dados serão utilizadas entrevistas semi-estruturadas e registro de vivências com grupos de mães por período determinado, em que entrarão em contato com materiais de conteúdo matemático presentes em textos escolares e não-escolares. Esta pesquisa certamente contribuirá para que as mães tomem ciência de seus saberes sobre a matemática e sobre a língua materna, num contexto não habitual, podendo resultar em uma melhor interpretação dos problemas matemáticos.

Referências

BITTAR, Marilena; FREITAS, José L.M. Fundamentos e metodologia de matemática paraos ciclos iniciais do ensino fundamental. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática.Brasília: Ministério da Educação-Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. SãoPaulo: Paz e Terra, 1996.

GALVÃO, Ana M.O. Leitura: algo que se transmite entre gerações? In: RIBEIRO, Vera M.(org). Letramento no Brasil: Reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Editora Global,2003.

GRANDO, Regina C.; MENDES, Jackeline R. (orgs). Múltiplos olhares: matemática eprodução de conhecimento. São Paulo: Musa Editora, 2007. – (Musa educação matemática;v.3).

KNIJNIK, Gelsa. Exclusão e resistência: Educação Matemática e legitimidade cultural. In:MONTEIRO, Alexandrina; JUNIOR, Geraldo P. A Matemática e os Temas Transversais.São Paulo: Moderna, 2001.

LOPES, Celi A. E. Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica,2005.

LUDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas.São Paulo: E.P. U, 1986.

MST – Movimentos dos Trabalhadores Rurais sem Terra. Alfabetização de jovens e adultos:Educação Matemática. In: LOPES, Celi A. E. Escritas e leituras na educação matemática.Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.

RABELO, Edmar H. Textos Matemáticos: Produção, Interpretação e Resolução deProblemas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

SMOLE, Kátia C.S. DINIZ, Maria I. (orgs). Textos em matemática: por que não? In:

LOPES,Celi A. E. Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.SOARES, Magda. O que é Letramento. Santo André: Diário do Grande ABC, Agosto. 2003.Disponível em: http://www.diarionaescola.com.br/29se08.pdf. Acesso em: 10/03/2008.

TOLEDO, Maria H.R.O. Numeramento e escolarização: o papel da escola no enfrentamentodas demandas matemáticas cotidianas. In: FONSECA, Maria C.F.R. (org.). Letramento noBrasil: habilidades matemáticas: reflexões a partir da INAF 2002. São Paulo: Global, 2004.

VERGANI, T. Um horizonte de possíveis sobre uma educação matemática viva eglobalizante. In: LOPES, Celi A. E. Escritas e leituras na educação matemática. BeloHorizonte: Autêntica, 2005.

ZUNINO, Delia Lerner de. A matemática na escola: aqui e agora. Porto Alegre: ArtesMédicas, 1995.