PARTICULARIDADES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA ESCOLA FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE O TEMA MEDIDAS

  • Rúbia Grasiela da Silva UFMS
  • Neusa Maria Marques de Souza UFMS
Palavras-chave: Formação de Professores, Medidas, Conhecimentos dos Professores

Resumo

Este artigo relata vivências de uma pesquisa de mestrado em fase de análise de dados.Trata-se de uma investigação qualitativa que tem como sujeitos licenciandos dos cursos de Pedagogiae Licenciatura em Matemática da UFMS – Campus de Campo Grande, com objetivo principal deinvestigar os conhecimentos propostos em programas de algumas disciplinas selecionadas doscurrículos e os adquiridos na formação acadêmica para o ensino do tema medidas na escolafundamental. A escolha do tema derivou de lacunas já apontadas por inúmeros pesquisadores quanto ainsuficiência de conhecimentos pedagógicos dos licenciados em Matemática e de conteúdosespecíficos de matemática dos licenciados em Pedagogia, o que nos levou a investigar a formaçãodesses indivíduos selecionados (quatro de cada uma das licenciaturas). Estão sendo também analisadasa partir de encontros entre os sujeitos pesquisados, possibilidades de trocas de conhecimentos entre osmesmos e de integrações curriculares entre seus cursos, além dos programas das disciplinasselecionadas, das entrevistas em duplas e grupais já realizadas e do material produzido durante oitoencontros com os sujeitos da pesquisa. Nesses encontros foram realizadas discussões, planejamentos etrocas de conhecimentos entre os sujeitos da pesquisa, abordando os temas: medidas de comprimento emedidas de massa. Como eixo teórico utilizamos o modelo proposto por Lee Shulman sobre a base doconhecimento do professor. Segundo o autor, três tipos de conhecimentos são indispensáveis aoprofessor: conhecimento do conteúdo específico, conhecimento pedagógico geral e conhecimentopedagógico do conteúdo. Pretende-se assim, além de conhecer a realidade da formação dos sujeitosbuscarmos caminhos e possíveis soluções para a formação acadêmica e possibilidades de integraçãoentre conhecimentos de professores que ensinam Matemática na Escola Fundamental.

Referências

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1999.

BRASIL: Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática Vol. 3. Ensino de quinta à oitava série. Brasília: MEC/SEF. 1997.

CURI, Edda. A Matemática e os professores dos anos inicias. São Paulo: Musa, 2005.235 FIORENTINI et al. Formação de Professores que ensinam Matemática: um balanço de 25 anos de pesquisa brasileira. Revista Educação em Revista – Dossiê Educação Matemática, Belo Horizonte: UFMG, 2003

FRANCO, Laura P. B. Análise do Conteúdo. Série Pesquisa. Brasília. Líber Livro Editora, 2007.

GATTI, Bernardete Angelina. A construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Série Pesquisa. Brasília: Líber Livro Editora, 2007.

MIZUKAMI, M. G. N. M. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do centro de Educação – edição 2004 – vol. 29 – nº 2. universidade Federal de santa Maria – RS. Disponível em: http://coralx.ufsm.br/revee/2004/02/r3.htm. Acesso em 07jul2008.

PONTE, J. P. Da formação ao desenvolvimento profissional. Conferência Plenária apresentada no Encontro Nacional de Professores de Matemática ProfMat- 1998, realizado em Guimarães. In Actas do ProfMat 98 (pp. 27-44). Lisboa: APM. Disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentesjponte. Acesso em 08jul2008.

____________. “O Ensino da Matemática: Situação e Perspectivas”, Conferência no seminário promovido pelo Conselho Nacional de Educação, em Lisboa, 2002. Disponível em http://www.spce.org.pt/sem/96JP.pdf . Acesso em 09jul2008.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher: Washington, v. 15, n.2, Febuary, 1986. p.4-14.

SOUZA, Luzia Aparecida & GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Formação de professores de Matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 23-39, 2004

SZYMANSKI, Heloisa; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; BRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. Entrevista na pesquisa em Educação. Série: Pesquisa em Educação. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.

WILSON, S.; SHULMAN, L. S.; RICHERT, A. E. 150 ways of knowing: Representations of knowledge in teaching. In: CALDERHEAD, J. (Ed.). Exploring teachers‟ thinking. Grã-Bretanha: Cassel Educational limited, 1987, pp. 104-124