O USO DO LIVRO DIDÁTICO PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

  • Sonner Arfux de Figueiredo UEMS
  • Antonio Sales UEMS
Palavras-chave: Livro Didático, Formação de Professor de Matemática, Programa Nacional do Livro Didático

Resumo

Este artigo analisa o discurso de quatro professores licenciados em Matemática e queatuam no ensino fundamental, com relação a alguns dos aspectos do livro didático: a apresentação domesmo ao aluno e manuseio durante as aulas. A análise foi feita tendo por referencial teórico ostrabalhos de Maurice Tardif e Claude Lessard e indica a necessidade de investimentos no preparo doprofessor para um melhor aproveitamento do livro didático.

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educ. Pesqui. vol.30 no.3, São Paulo Sept./Dec. 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Matemática. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. FNDE: Programas de Livros Didáticos. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=livro_didatico.html > Acesso em 14 jan 2009.

CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) a entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). São Paulo: PUCSP, 2007. Tese (doutorado)

HUSSERL, Edmund. Investigações lógicas: sexta investigação. São Paulo: Nova Cultural, 2000. (Col. Pensadores)

TARDIF, Maurice. Sabres docentes e formação profissional.7.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.