ELEMENTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DA MATEMÁTICA ESCOLAR NO ENSINO SECUNDÁRIO NO CONTEXTO AMAZONENSE NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XX.

  • Tarcísio Luiz Leão e Souza UFMS
  • Luiz Carlos Pais UFMS
Palavras-chave: Educação Matemática no Amazonas, História da Educação, Livros Didáticos de Matemática

Resumo

Este artigo descreve os resultados parciais de uma pesquisa realizada com objetivo de analisar elementos históricos e culturais da Matemática Escolar no ensino secundário pertencente ao contexto Amazonense, referente ao período da primeira década do século XX. Como se trata de um período cujas fontes não estão facilmente disponíveis, a pesquisa está sendo conduzida no sentido de delinear um esboço geral do cenário educacional da época e destacar aspectos relativos ao ensino da Matemática escolar com um enfoque no ensino secundário, porém não se pretende perder de vista as relações existentes entre o ensino primário e normal. Entre as fontes usadas na realização da pesquisa estão relatórios elaborados pelos governadores do Estado do Amazonas, regulamentos de ensino da época e informações descritas na obra de Primitivo Moacyr, e livros didáticos de Matemática adotados nesse período. No aspecto teórico a pesquisa está sendo conduzida por meio de uma abordagem antropológica, na linha proposta por Yves Chevallard (1998) procurando destacar práticas e argumentos das instituições ligadas à educação e ao ensino da matemática escolar, sendo que essa visão teórica foi implementada por uma análise de conteúdo como instrumento metodológico. Outro suporte teórico adotado é a noção de cultura escolar, proposta por André Chervel. As constatações atuais permitem identificar a existência de uma relação entre os discursos e ações contidas nos relatórios governamentais, tanto do Estado do Amazonas como do Distrito Federal e também com o que acontecia na Europa, no campo mais amplo da educação escolar e em particular no ensino da matemática escolar. Mais, precisamente nossa intenção é persistir na tentativa de levantar aspectos praxeológicos, relacionados ao ensino da matemática escolar que de certa forma recebem respaldo no contexto cultural da educação destinada a elites locais. 

Referências

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