A MATEMÁTICA DO JOGO BOZÓ

  • Thatiana Sakate Abe UFMS
Palavras-chave: Jogo Bozó, Resolução de Problemas, Educação Matemática

Resumo

O Bozó é um jogo de estratégia, que oferece uma combinação de sorte com raciocínio lógico, apesar da complexidade de suas regras, seu mecanismo é simples e direto, assim, o jogador precisa saber planejar seus lançamentos, desenvolver estratégias, refletir diante das possibilidades de ocorrência das faces e escolher a melhor pontuação para ter mais chances de vencer. Pode ser desenvolvido pelo professor de matemática em séries distintas, dependendo do objetivo a ser atingido e dos conceitos a serem trabalhados como operações elementares, tábua de Pitágoras, Análise Combinatória, Probabilidade, Estatística, regularidades, padrões, geometria, múltiplos e divisores. Do ponto de vista pedagógico, se apresenta como um rico instrumento facilitador na aprendizagem, pois desperta a simpatia daquele aluno sem aptidão matemática, porque no jogo, nem sempre aqueles alunos tidos como “bons de matemática”, tem melhor desempenho, além de desenvolver no aluno certa agilidade mental e raciocínio lógico. O jogo tem um aspecto lúdico que motiva e desperta o interesse do aluno, mas deve ser trabalhado de forma adequada, como alerta os PCN, o jogar por jogar não surte efeito educativo, deve vincular-se aos processos de aprendizagem, com compreensão e significado, pois assim, permite que os alunos assumam uma postura crítica diante da situação apresentada, onde ele se torna mentor da construção do saber, desenvolvendo a capacidade de pensar, refletir, analisar, levantar hipóteses, testá-las e avaliá-las com autonomia, e o que é melhor de uma forma divertida, desmistificando a Matemática. Assim, neste trabalho, a partir do jogo Bozó, serão sugeridos alguns caminhos e alguns exemplos de como o jogo pode ser utilizado como ferramenta pedagógica, que ajude os alunos, a verem a matemática de uma forma mais divertida, e possam a partir daí compreendê-la, e a se interessar por ela. 

Referências

EMERIQUE, P.S. Isto e aquilo: jogo e “ensinagem” matemática. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. M. A.V. Bicudo (org.). São Paulo: Editora Unesp, 1999, p.185-198.

GRANDO, R.C. A construção do conceito matemático no jogo. Revista de Educação Matemática. SBEM – SP, ano 5, no. 3, janeiro/97.

HAZZAN, S. Fundamentos de matemática elementar: combinatória, probabilidade. 6.ed. São Paulo: Atual, 1993, v.5.

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática: 1ª a 5ª séries. 3ª Edição. São Paulo: Ática, 1991, 175p.

KRULIK, S., REYS, R.E. (Orgs) A Resolução de Problemas nas Matemática Escolar. Trad. H.H. Domingues, O. Corbo. São Paulo: Atual, 1997, 360p.

BARBOSA, Ruy Madsen. Aprendendo com Padrões Mágicos. São Paulo: Publicações da SBEM-SP, 2000, 169p.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Trad. H.L. de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.

BORIN, J., Jogos e Resolução de Problemas: Uma Estratégia para as aulas de matemática. 5ª edição - 2004, São Paulo: IME-USP, vol. 06.

SCHUWARTZ, G. M. O processo educacional em jogo: Algumas reflexões sobre a sublimação do lúdico. Licere, v.1., p.66-76,1998.

BOZÓ. http://www.barcelona.educ.ufrn.br/B.htm - acesso em 20/fev./2009