ATIVIDADES COM CALCULADORA: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PROPOSTAS EM LIVROS DE MATEMÁTICA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Vanja Marina Prates de Abreu UFMS
  • Luiz Carlos Pais UFMS
Palavras-chave: Praxeologia, Livro Didático, Calculadora, Resenhas do PNLD e PCN

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa em fase de conclusão e apresenta uma análise parcial de nove livros didáticos 5º ano do Ensino Fundamental que apresentam propostas de atividades que exploram a calculadora que tem por objetivos analisar as orientações fornecidas pelos PCN relativas ao uso da calculadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar as atividades que fazem uso da calculadora em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e identificar a Organização Didática e Organização Matemática nas atividades matemáticas que fazem uso da calculadora nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Algumas perguntas nos motivaram à pesquisa como: É possível fazer da calculadora uma aliada no estudo da matemática? Como é feita sua utilização na resolução de atividades nos livros didáticos? O que diz os PCN, PNLD e o Guia do Livro Didático sobre este assunto? O referencial teórico fundamenta-se na Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Ives Chevallard. Pretendemos nesta pesquisa fazer uso da etnografia voltada para a educação, dentro de um contexto que André classificou como sendo uma pesquisa do tipo etnográfica. Os resultados apontam que o uso da calculadora está presente nos livros didáticos como recurso didático sugerindo a possibilidade de conciliar o estudo da matemática através de atividades propostas. 

Referências

BOSCH, M; CHEVALLARD, Y; GASCON, J. Estudar matemática o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático 2007.

FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos. A representação do Espaço nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande. 2008.276

MERLEAU-PONTY, M. Psicologia e pedagogia da criança. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

PAIS, Luis Carlos. Didática da Matemática Uma análise da influência francesa. Belo Horizonte, MG, 2005.

PAIS, Luiz Carlos. Metodologias de Ensino da Matemática: Aspectos Históricos e Tendências atuais. Disponível em: www.sbem.com.br/files/ix_enem/Comunicacao_Cientifica/Trabalhos/CC05613078220T.doc . acessado 02/04/2008.