ATIVIDADES COM CALCULADORA: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PROPOSTAS EM LIVROS DE MATEMÁTICA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa em fase de conclusão e apresenta uma análise parcial de nove livros didáticos 5º ano do Ensino Fundamental que apresentam propostas de atividades que exploram a calculadora que tem por objetivos analisar as orientações fornecidas pelos PCN relativas ao uso da calculadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar as atividades que fazem uso da calculadora em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e identificar a Organização Didática e Organização Matemática nas atividades matemáticas que fazem uso da calculadora nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Algumas perguntas nos motivaram à pesquisa como: É possível fazer da calculadora uma aliada no estudo da matemática? Como é feita sua utilização na resolução de atividades nos livros didáticos? O que diz os PCN, PNLD e o Guia do Livro Didático sobre este assunto? O referencial teórico fundamenta-se na Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Ives Chevallard. Pretendemos nesta pesquisa fazer uso da etnografia voltada para a educação, dentro de um contexto que André classificou como sendo uma pesquisa do tipo etnográfica. Os resultados apontam que o uso da calculadora está presente nos livros didáticos como recurso didático sugerindo a possibilidade de conciliar o estudo da matemática através de atividades propostas.
Referências
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