Re-significação: uma ação necessária na formação continuada do educador matemático e na pesquisa.

  • Cristiano Alberto Muniz UNB
  • Lady Sakay UNB

Resumo

Este artigo pretende compreender os processos de re-significação no campo da educação matemática de duas professoras de séries iniciais envolvidas num projeto de pesquisaação de re-educação matemática desenvolvido pela FE-UnB numa escola pública do DF. O estudo centra-se na análise de um projeto de pesquisa-ação que vem sendo desenvolvido há seis anos, composto por um professor da UnB, três mestrandas, duas alunas da pedagogia de iniciação científica (PIBIC) e dezesseis alunos da Pedagogia que participam de estágios, todos sob a orientação do referido professor.

Referências

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução: Lucie Didio. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.

MUNIZ, Cristiano Alberto. Mediação do conhecimento matemático: (Re) Educação Matemática (Projeto). Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2004.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto, Portugal: Porto Editora, 1995. p.11-30.

Pais (2002)

PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. Professor como pesquisador: o enfoque da pesquisaação na prática docente. In: FIORENTINI, Dario; GERALDI, Corinta Maria Grisolia;

PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado das letras, 1998. p.153-181.PONTE, João Pedro da. Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. In: PONTE et al (orgs.). Educação matemática. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. 1992. p. 185-239.

___. O desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Revista Educação e Matemática, Lisboa, 1994 n. 31, p. 9-20.

PONTE, João Pedro; SARAIVA, Manuel. O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Revista Quadrante, Lisboa, 2003, n. 12 (2), p. 25-52.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. aum. São Paulo: Cortez, 2005.

ZEICHNER, Kenneth M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: FIORENTINI, Dario; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar (orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado das letras, 1994/1998. p.207- 236.