PROCESSO SELETIVO PARA O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE MUDANÇAS NAS PROVAS DE MATEMÁTICA

  • Pedro Hiane UFMS
  • José Luiz Magalhães de Freitas UFMS
Palavras-chave: ENEM, Vestibulares, Matemática

Resumo

Este artigo refere-se à pesquisa do mestrado em Educação Matemática da UFMS, em andamento, cujo objetivo é analisar transformações que vêm ocorrendo nos exames vestibulares de Matemática. Estamos analisando como se deu a evolução histórica dos conteúdos de porcentagem, análise de gráficos e tabelas dos processos seletivos no Brasil, principalmente na UFMS e no ENEM, a partir da análise de diferentes tipos de questões aplicadas nas provas. Baseado na Teoria da Transposição Didática de Chevallard e na noção de Vulgata de Chervel, tentaremos identificar e analisar documentos históricos, fontes primárias como leis, decretos, resoluções, relatórios ministeriais, Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), Fundamentação TeóricoMetodológica do Exame Nacional do Ensino Médio, Matriz de Referência para o ENEM 2009, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, conteúdo programático do vestibular da UFMS (2009), questões de Matemática dos vestibulares e do ENEM, avaliações do ENEM e provas do processo seletivo que tratavam do conteúdo de Matemática para o ingresso no ensino superior. Em nossa análise preliminar desses documentos verificamos a existência de algumas diferenças entre essas orientações nacionais e também as propostas pelo PCNEM em comparação com a matriz de referência do novo ENEM 2009 e do conteúdo programático do vestibular da UFMS. Verificamos também, uma evolução nos diferentes tipos de questões de porcentagem, análise de gráficos e tabelas nas provas analisadas. Essas diferenças poderão nortear o surgimento de novas concepções no ensino de Matemática para esse nível escolar. Diante disso, professores, autores de livros didáticos, gestores em educação, entre outros, interessados no ensino de Matemática, deverão se dedicar à construção de um currículo de Matemática a ser colocado em ação, em busca de uma formação matemática que atenda a todas essas orientações e aos anseios das instituições escolares. Essas mudanças poderão induzir o surgimento de uma nova vulgata. 

Referências

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Seção
Trabalhos na Modalidade Pôster - XV SESEMAT - 2021