TRABALHO COOPERATIVO: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O ENSINO DE NÚMEROS DECIMAIS

  • Adriana Fátima de Souza UFMS
  • Patrícia Sandalo Pereira UFMS
Palavras-chave: Educação Matemática, Ensino de Decimais, Grupo Cooperativo, Planejamento Coletivo

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa1 em andamento, em nível de mestrado e de cunho qualitativo, cujo objetivo principal é analisar o trabalho produzido coletivamente por um grupo de professores e pesquisadores em relação ao ensino de números decimais para os sextos anos do Ensino Fundamental. Para isso realizamos durante o ano de 2010, cinco encontros com seis professores da rede pública municipal de Campo Grande-MS em que, juntamente com duas pesquisadoras discutiram e elaboraram uma sequencia de atividades com o uso de um material didático. Os encontros estão sendo realizados no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como referência para a organização dos dados foi utilizado o modelo teórico desenvolvido por Lee Shulman sobre a base de conhecimentos para o ensino, focando duas vertentes: o conhecimento do conteúdo específico e o conhecimento pedagógico do conteúdo, as quais constituíram as unidades temáticas para análise dos conhecimentos dos professores. Foi utilizada a abordagem qualitativa, aplicamos inicialmente um questionário individual. A formação do grupo possibilitou momentos de estudo, escolha, aplicação e reflexão, que conferiu ao trabalho uma natureza de cooperação entre professores participantes e pesquisadoras. Com isso nos inspiramos no grupo cooperativo como metodologia. Os resultados revelam que as trocas de experiência e o planejamento elaborado coletivamente podem propiciar, além da conscientização sobre a necessidade de conhecimentos específicos e pedagógicos, a importância de discutir e planejar em grupo.

Referências

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Seção
Trabalhos na Modalidade Pôster - XV SESEMAT - 2021