UMA TENTATIVA DE ARTICULAÇÃO ENTRE A TAD E OS CONCEITOS DE HABITUS E CAMPO DE BOURDIEU NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumo
Este texto pretende inaugurar um diálogo entre dois campos teóricos: a Teoria Antropológica do Didático de Chevallard e os conceitos de habitus e campo de Pierre Bourdieu. Um trabalho que foi analisado aqui sob a ótica do sujeito que, a nosso ver, está imerso num processo que abarca, ao mesmo tempo, questões da Matemática, Psicologia, Sociologia, Pedagogia, Linguagem, etc. Para tanto, apresentamos alguns elementos teóricos de compreensão, bem como uma tentativa de articulação dos mesmos. Nesse sentido, procuramos discutir o processo de formação docente a partir de uma perspectiva que leva em conta o processo de construção das práticas pedagógicas enquanto práticas sociais, ou seja, as ações que de algum modo são incorporadas pelos professores, quando os mesmos são chamados a refletirem sobre suas organizações matemáticas e didáticas, num grupo de trabalho colaborativo. Destaca-se ainda, que o processo de formação desenvolvido com esse grupo de professores, quando estes se decidem por ocupar um espaço de aprendizagem coletiva e produção de conhecimentos, foi direcionado para a discussão e reflexão sobre práticas pedagógicas que pudessem ser consideradas inovadoras e, sobretudo, voltadas para a profissionalização do trabalho docente. Dessa forma, refletimos sobre ações formativas relacionadas ao ensino do conceito de função, a partir da análise e discussão do processo de construção coletiva de um dispositivo didático desenvolvido no grupo, partindo de autores e trabalhos que ratificam a pesquisa-ação como uma prática que possibilita o desenvolvimento profissional e pessoal dos sujeitos envolvidos e, assim, possa ser considerada transformadora e emancipadora.
Referências
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