A TRAJETÓRIA DA PESQUISA EM ENSINO/APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PERÍODO DE 1998 A 2007: ALGUNS ASPECTOS HISTÓRICOS

  • Graziela Baldessar Polla UFMS
  • Neusa Maria Marques de Souza UFMS
Palavras-chave: Educação Matemática, Álgebra no Ensino Fundamental, Grupos de Pesquisa

Resumo

O objetivo principal da pesquisa é apontar e analisar as possíveis tendências temáticas apresentadas, historicamente, em teses e dissertações sobre o ensino/aprendizagem de álgebra nos anos finais do ensino fundamental produzidas no período entre 1998 a 2007. Para abordar esse objeto de estudo, realizou-se levantamentos no Banco de Teses da CAPES, complementados pelos dados das bibliotecas digitais da BDB, PUC/SP, UFMG, UFPE, UFRPE, UNESP/RC, UNICAMP. A partir desses levantamentos encontraram-se noventa e duas (92) pesquisas que atendiam o objetivo. Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabeleceram o ponto de partida para as discussões sobre a relevância desse conteúdo para aprendizagem da matemática na educação básica. Como referencial metodológico utilizou-se os pressupostos da pesquisa do tipo „estado da arte‟ segundo Ferreira (2002), que permitem tanto análises quantitativas como qualitativas e os apontamentos de Fiorentini (1994) e Melo (2006) que ajudaram a compreender o movimento de pesquisas tipo 'estado arte'. Neste artigo pretende-se descrever alguns aspectos históricos relacionados aos trabalhos que compões a investigação, para tanto se mergulhou nos sites das principais instituições e Grupos de Pesquisa que mais colaboraram na produção dos trabalhos. Segundo Severino (2006) as linhas de pesquisa servem de referência central para os professores que constituem os Grupos de Pesquisa e definem a temática de trabalho. Assim encontrou-se no currículo lattes dos respectivos orientadores das pesquisas que temos em mãos e verificou-se que grande parte deles está inserida em linhas de pesquisa em Educação Matemática, com onze (11) professores fortemente ligados ao ensino/aprendizagem de álgebra. 

Referências

FERNANDES, George P. e MENEZES, Josinalva E.. O Movimento da Educação Matemática no Brasil: cinco décadas de existência. Recife: UFRPE, 2004. p. 85-102. BBE.

MOTTA, Cristina D. V. B. e BROLEZZI, Antônio C.. A Influência do Positivismo na História da Educação Matemática no Brasil. In: 1º Seminário Paulista de História e Educação Matemática: possibilidades de diálogos, 2005, SP. SPHEM – Possibilidades de diálogos, 2005. v. 1. p. 117. Disponível em: <http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/426CristinaDalva_AntonioCarlos.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2009.

PINTO, Neuza B. e SOARES, Elenir T. P.. Práticas da Matemática Moderna no Curso de Licenciatura: uma perspectiva histórico-cultural. Revista diálogo Educação, Curitiba, v. 8, n.23, p. 91-104, jan./abr. 2008.

SEVERINO, Antônio J.. Consolidação dos Cursos de Pós-Graduação em Educação: condições epistemológicas, políticas e institucionais. 2006, p. 40-52, jan./abr. (ISSN. 1809-0354).

VALENTE, Wagner R.. Uma história da matemática escolar no Brasil. São Paulo: Annablume: FAPESP, 1999.