SITUAÇÕES-PROBLEMA COMO PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS PARA ESTUDAR MATEMÁTICA: PRÁTICAS DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

  • José Felice UFMS
  • Luiz Carlos Pais UFMS
Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática, Situaçõesproblema, Atividades de Práticas de Ensino

Resumo

Pesquisas em Educação Matemática apontam para uma necessária mudança no enfoque ensino-aprendizagem, que enfatiza aspectos psicológicos e sociológicos em detrimento da dimensão epistemológica. A Didática da Matemática tem conseguido avanços significativos na formação do professor de Matemática, mas é preciso a quebra de certos paradigmas educacionais que possa ocasionar mudanças nos currículos dos cursos de formação de professores de Matemática quanto na prática pedagógica dos mesmos. Levando em conta a importância em investigar a atuação de professores em formação, a presente pesquisa em andamento, com acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática, propõe reflexões sobre o enfoque epistemológico, por considerá-lo fundamental na busca por um melhor entendimento sobre o processo de estudo e aprendizagem da Matemática. Assim sendo, a pesquisa busca analisar as práticas e argumentos produzidos pelos acadêmicos, mediante resolução de situações-problema, quando do desenvolvimento de atividades matemáticas consideradas fundamentais para a aquisição de conhecimento matemático e de conhecimento didático necessários para o exercício da docência. A intenção contida no trabalho é procurar não dissociar as práticas inerentes à resolução de situações-problema dos argumentos teóricos que justificam ou validam determinadas técnicas que se encontram instituídas na evolução histórica da Educação Matemática. O processo investigatório será fundamentado na Teoria Antropológica do Didático como suporte para análise das práticas relacionadas à produção de atividades matemáticas desenvolvidas pelos acadêmicos, ancorado numa abordagem Etnográfica. As fontes iniciais dos dados a serem pesquisados serão constituídas pelas indicações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática, e pela produção efetiva dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Nova Andradina. 

Referências

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