ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PROVÍNCIA DO MATO GROSSO (1840-1890)

  • Kátia Guerchi Gonzales UFMS
  • Luiz Carlos Pais UFMS
Palavras-chave: História da Educação, Educação Matemática, Didática da Matemática

Resumo

Este artigo descreve uma pesquisa em nível de mestrado em Educação Matemática, em andamento, e que tem por objetivo principal identificar e analisar elementos históricos e culturais do ensino da matemática secundária no contexto da província do Mato Grosso, no período compreendido entre 1840 a 1890. São usados como fontes de informação: leis educacionais da época, regulamentos da instrução pública, relatórios dos presidentes da província e dos diretores da instrução pública. Com base nessas fontes será produzido um discurso historiográfico relacionado ao ensino secundário da Matemática no contexto acima mencionado. A análise será conduzida com base no referencial teóricometodológico associado aos conceitos propostos por André Chervel e outros autores que compartilham do programa de história das disciplinas escolares. Justifica-se a necessidade de realização da pesquisa diante do desafio de compreender os principais problemas relacionados à educação matemática secundária no contexto delimitado; bem como as produções efetivas de professores de Matemática que atuaram em instituições escolares mato-grossenses. Nesse sentido será destacada a trajetória do professor de Matemática Firmo José Rodrigues que durante cerca de meio século ministrou aulas de Matemática em instituições mato-grossenses. O período da pesquisa foi delimitado em função de eventos relacionados à institucionalização do ensino secundário mato-grossense até o momento de instalação das aulas do Liceu Cuiabano. Esse período também está relacionado vários fatores históricos, econômicos e culturais da sociedade local, envolvendo o período da Guerra do Paraguai, quando há registros da utilização do livro de Aritmética de Etiènne Bezout no ensino secundário local. A intenção que permeia a realização da análise histórica pretende estabelecer articulações com os acontecimentos da instrução pública de outras províncias brasileiras e o centro do poder imperial, na época, a cidade do Rio de Janeiro. 

Referências

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos avançados. IEA-USP, São Paulo, vol.11, nº5, pp. 173-191, 1991.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa – FEUSP, São Paulo, vol. 30, n.3, p. – 549 – 566, setembro a dezembro. 2004.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Artigo publicado na Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n.1, p.9 – 44, janeiro a julho de 2001.

LORENZATO, Sérgio e FIORENTINI, Dario. O profissional em Educação Matemática. Texto adaptado pelos autores. Unicamp: Campinas: 2001 (Preprint)

VALENTE, Wagner. Uma história da matemática escolar no Brasil: 1730-1930. Annablume. São Paulo: 1999.

VALENTE, Wagner. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Revista Zetetiké, v. 16, UNICAMP, Campinas: 2008.