ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PROVÍNCIA DO MATO GROSSO (1840-1890)
Resumo
Este artigo descreve uma pesquisa em nível de mestrado em Educação Matemática, em andamento, e que tem por objetivo principal identificar e analisar elementos históricos e culturais do ensino da matemática secundária no contexto da província do Mato Grosso, no período compreendido entre 1840 a 1890. São usados como fontes de informação: leis educacionais da época, regulamentos da instrução pública, relatórios dos presidentes da província e dos diretores da instrução pública. Com base nessas fontes será produzido um discurso historiográfico relacionado ao ensino secundário da Matemática no contexto acima mencionado. A análise será conduzida com base no referencial teóricometodológico associado aos conceitos propostos por André Chervel e outros autores que compartilham do programa de história das disciplinas escolares. Justifica-se a necessidade de realização da pesquisa diante do desafio de compreender os principais problemas relacionados à educação matemática secundária no contexto delimitado; bem como as produções efetivas de professores de Matemática que atuaram em instituições escolares mato-grossenses. Nesse sentido será destacada a trajetória do professor de Matemática Firmo José Rodrigues que durante cerca de meio século ministrou aulas de Matemática em instituições mato-grossenses. O período da pesquisa foi delimitado em função de eventos relacionados à institucionalização do ensino secundário mato-grossense até o momento de instalação das aulas do Liceu Cuiabano. Esse período também está relacionado vários fatores históricos, econômicos e culturais da sociedade local, envolvendo o período da Guerra do Paraguai, quando há registros da utilização do livro de Aritmética de Etiènne Bezout no ensino secundário local. A intenção que permeia a realização da análise histórica pretende estabelecer articulações com os acontecimentos da instrução pública de outras províncias brasileiras e o centro do poder imperial, na época, a cidade do Rio de Janeiro.
Referências
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