ESTUDOS DE UM GRUPO EM FASE PREPARATORIA PARA O VESTIBULAR SOBRE DIVISIBILIDADE

  • Maysa Ferreira da Silva UFMS
  • José Luiz Magalhães de Freitas UFMS
Palavras-chave: Divisibilidade, Praxeologia, Ações Afirmativas

Resumo

O artigo que apresentamos aqui se refere a uma pesquisa em andamento, cujo objetivo principal é analisar saberes de estudantes que já concluíram o Ensino Médio e se preparam para ingressar no Ensino Superior. Sua finalidade principal é contribuir com o avanço dos estudos sobre esse assunto, bem como propor aos estudantes que colaboraram com esta pesquisa, momentos de reflexão sobre o ensino e aprendizagem de conceitos concernentes à divisibilidade no conjunto dos números inteiros. Apresentamos uma análise preliminar de formas de estudo que estes mobilizam diante de problemas por nós propostos sobre divisibilidade. Investigamos aspectos didáticos e conceitos relacionados ao tema, por meio de uma abordagem do tipo etnográfica. Para tanto, além da análise de documentos e de entrevistas, a observação participante também foi utilizada como procedimento metodológico nesta pesquisa. A parte experimental desta pesquisa foi realizada a partir da observação de práticas efetivas de um grupo de alunos de um curso preparatório para o vestibular num contexto de Ações Afirmativas, durante o ano letivo de 2009. Para a análise utilizamos algumas noções da Teoria Antropológica do Didático, proposta por Yves Chevallard, tais como: processo de estudo, praxeologia, momentos de estudo e registros de linguagem. Dentre os resultados obtidos, destacamos, neste artigo, a mudança de postura dos estudantes diante de situaçõesproblema envolvendo divisibilidade. Observamos que eles passaram a utilizar novas técnicas de resolução, com maior alcance que as anteriormente utilizadas com ampla freqüência como, por exemplo, a técnica de tentativas. Além disso, eles passaram a manifestar preocupação em justificar e validar as soluções produzidas, caracterizando uma evolução no aspecto tecnológicoteórico. 

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia na prática escolar. Campinas-SP, Papirus, 2008.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental – Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – Brasília: MEC/SEF, 1998.

BOSCH, M., CHEVALLARD, Y. La sensibilité de l’activité mathématique aux ostensifs: objet d’étude et problématique. In: Recherche en Didactique des Mathématiques, vol 19, nº 1, pp. 77–124, 1999. Disponível em: < http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Sensibilite_aux_ostensifs.pdf > acesso em 20 de fevereiro 2009.

CHEVALLARD, Y. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: a abordagem atnropologique. In Atas da Universidade de Verão realizada na cidade Rochelle. Clermont-Ferrand: Editora do IREM, 1998.

CHEVALLARD, Y. Organiser l’étude Ecologia et Regulation, Atas da 11ª Escola de Verão de Didática da Matemática, ( pp.3-22) pela Editora La Pensée Sauvage, 2002.

CHEVALLARD, Y., BOSCH, M. & GASCON, J. Estudar Matemáticas: O elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FRANKE, R. F., GROENWALD, C. L. O., NUNES, G. S., SAUER, L. O. Teoria dos Números no Ensino Básico – Desenvolvendo o Pensamento Aritmético. In: Maranhão, Cristina (Org.). Educação Matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. São Paulo: Musa Editora, p. 27- 44, 2009.

MOEHLECKE, S. Ação Afirmativa: História e Debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa: Fundação Carlos Chagas, São Paulo n. 117, p. 197 – 217, Nov., 2002.

NASCIMENTO, A. Das Ações Afirmativas Dos Movimentos Sociais ÀsPolíticas Públicas De Ação Afirmativa:O Movimento Dos Cursos Pré-Vestibulares Populares.In: Seminário Nacional de Movimentos Sociais, Participação e Democracia, II, 2007, Florianópolis, Anais, Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais – NPMS, 2007

RAMA, J. A. Números Inteiros no Ensino Fundamental e Médio. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. (2005).

RESENDE, M. R. Re-significando a Disciplina Teoria dos Números na Formação do Professor de Matemática na Licenciatura. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. (2007).