A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO DE UMA SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO INTERVALO REAL COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Douglas Fonseca Rodrigues UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Interpretação, Produção, Experiência.

Resumo

A presença de situações problemas pode ser observada em várias áreas do conhecimento e nas avaliações educacionais como o ENEM, que é realizado todos os anos para estudantes que irão concluir e que concluíram a educação básica. Dessa forma, os professores buscam preparar os alunos oferecendo exercícios em que se permite experienciar situações, de modo que consigam compreender e interpretar o contexto no qual a atividade se encontra. Assim, o presente texto tem o objetivo de analisar as diferentes respostas dadas pelos alunos de uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma situação problema que envolve a noção de intervalo real, em seguida, discutir as respostas e as razões pelas quais apareceram diferentes estratégias de resolução, possibilitando a produção de significados e a compreensão de conteúdos matemáticos.

Referências

GARNICA, A.V.M. A História Oral como recurso para a pesquisa em Educação Matemática: um estudo do caso brasileiro. 2005. Disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/fdm/estudos_de_caso.htm. Acesso em 22 de abril de 2017.

LINS, R. C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999. p.75-94.

SIMIONATTO, S. L. dos S. A Produção de significados utilizando como estratégia de análise o modelo dos campos semânticos. In. V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas.

VIOLA, J. R. dos S; LINS, R. C. Uma discussão a respeito da(s) matemática(s) na formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v 18, n 1, 2016. p 351-372.

Publicado
2017-09-21
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021