Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 1 (2017): Anais do XI Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática
Publicado:
2017-09-26
Edição completa
ANAIS XI SESEMAT - 2017 COMPLETO
Equipe Editorial 2017
1-3
Sumário
4-6
Editorial
Edilene Simões Costa, Jéssica S. Corrêa da Costa, Julio Cesar Paro, Magno Rodrigo da Silva
7-8
DESAFIOS VIVENCIADOS NO PROCESSO DE APROXIMAÇÃO COM A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Regina Litz Lamblem
10-18
UM OLHAR SOBRE OS SOFTWARES CALC 3D E WINPLOT: FERRAMENTAS SUBSIDIADORAS NO ENSINO DE VETORES
Ivanildo Monteiro de Azevedo
19-27
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS DE MATEMÁTICA: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS EM CENÁRIO INTERCULTURAL
MARIA APARECIDA MENDES DE OLIVEIRA
28-35
PANORAMA DE UM ESTUDO SOBRE A FATORAÇÃO
Miriam Guadagnini
36-43
A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO DE UMA SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO INTERVALO REAL COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Douglas Fonseca Rodrigues
44-51
O PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA (PEP): POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Cintia Melo Santos
52-58
E A (IN) DISCIPLINA SE FEZ CARNE: O DIA EM QUE DOIS PROFESSORES SE (IN)DISCIPLINARAM
Angela Guida, Thiago Pedro Pinto
59-66
ASPECTOS HISTÓRICOS DO ESTUDO DO CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO POR MEIO DAS REFORMAS BENJAMIN CONSTANT E AMARO CAVALCANTI
Alan Pereira Manoel, Luiz Carlos Pais
67-75
MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA: PRIMEIROS CAMINHOS METODOLÓGICOS
Débora Pacheco
76-83
NOTAS DE EXPERIÊNCIAS DE UMA JOVEM PESQUISADORA
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel
84-92
UMA NARRATIVA SOBRE OS DESAFIOS DE DESENVOLVER UMA PESQUISA ENVOLVENDO NARRATIVAS
Adriana Barbosa Oliveira, Marilena Bittar
93-99
PRA QUÊ ENSINAR TABUADAS? OBSERVAÇÕES SOBRE A NECESSIDADE E AS “NOVAS METODOLOGIAS” PARA ENSINAR TABUADAS DA REVISTA DO PROFESSOR
Leandro de Oliveira, Edilene Simões da Costa Santos
100-108
ASPECTOS HISTÓRICOS DAS PRÁTICAS DA CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR: UM OLHAR PARA A ESTRUTURA DO MANUAL DIDÁTICO ARITHMETICA ELEMENTAR ILLUSTRADA, NO CONTEXTO DO ESTUDO DE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA (1870 – 1940)
Relicler Pardim Gouveia
110-117
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
LUANA VIEIRA RAMALHO
118-123
ALGUNS TIPOS DE TAREFA QUE PREPARAM PARA O CÁLCULO MENTAL
Jéssica Serra Corrêa da Costa
124-131
UM OLHAR SOBRE A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE
Sonia Maria Monteiro Burigato
132-139
Elementos na História do Ensino de Matemática em um Colégio Salesiano Feminino entre 1930 a 1970 no Sul do Mato Grosso Uno
Luciani Coelho Santos
140-148
AS DIFERENTES PERCEPÇÕES SOBRE DUAS PESQUISAS VIVENCIADAS POR UMA PESQUISADORA EM EDUCAÇÃO
Gresiela Ramos de Carvalho Souza
150-157
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CASSILÂNDIA (MS) COM O CURSO DE CIÊNCIAS DA UEMS: alguns apontamentos iniciais
Tatiana Rozalia Guedes
158-164
UMA MUDANÇA DE MOVIMENTO DE PESQUISA: DE UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO UM DISCURSO
Júlio César Gomes de Oliveira
165-172
CATEGORIAS DO COTIDIANO EM GRUPOS DE TRABALHO COM PROFESSORES: TRAVESSIAS E ATRAVESSAMENTOS
Julio Cesar Paro
173-180
CURSO MODULAR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS FORMAÇÕES EMERGENCIAIS CONSTITUÍDAS NA REFORMA EDUCACIONAL DOS ANOS DE 1990
Ana Maria Ana Maria de Almeida
181-189
UMA ANÁLISE DOS JOGOS DE LINGUAGEM EM DOIS MANUAIS DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA
Person Gouveia
190-195
A MATEMÁTICA E A ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS CEGOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE – MS.
Rozana Morais Lopes Feitosa
196-203
UMA LEITURA DAS TRANSFORMAÇÕES POLÍTICO-EDUCACIONAIS NO PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ESTADO DE MATO GROSSO.
Magno Rodrigo da Silva
204-212
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: COMPREENSÕES A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES
Ana Carolina Siqueira Ribas Reis
213-220
COMO ENSINAR MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL? UM MANUAL DA CADES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Marcos Henrique Silva Lopes
221-229
O estudo sobre/com tecnologias digitais em uma disciplina de prática de ensino em um curso de Licenciatura em Matemática
Ivanete Fátima Blauth
231-240
A Linguagem Digital Como Estruturante de Conhecimentos Matemáticos
Ádamo Duarte de Oliveira
241-247
INVESTIGAÇÕES ACERCA DO USO DA LOUSA DIGITAL: DESAFIOS E CAMINHOS DE PESQUISA
Sérgio Freitas Carvalho
248-255
Open Journal Systems
Informações
Para Autores