O PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA (PEP): POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Cintia Melo Santos Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

No presente artigo, trazemos algumas discussões de uma pesquisa de doutoramento ainda em fase inicial, que tem por objetivo investigar e analisar contribuições e limitações do Percurso de Estudos e Pesquisas (PEP) como proposta metodológica para a formação continuada. Para tanto, apresentaremos uma discussão teórica a partir de Chevallard (2009) sobre o que é um PEP, como trabalhar com um PEP na formação inicial e continuada de professores, e alguns resultados parciais da pesquisa, enfatizando principalmente limitações do PEP no desenvolvimento de uma formação continuada em torno do estudo de conceitos geométricos, com ênfase não só no processo de formação de professores, como também, em práticas que enfatizem o professor no seu papel de desafiar e intervir no processo de apropriação de conhecimento por parte dos alunos.

 

Publicado
2017-09-21
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021