ASPECTOS HISTÓRICOS DO ESTUDO DO CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO POR MEIO DAS REFORMAS BENJAMIN CONSTANT E AMARO CAVALCANTI

  • Alan Pereira Manoel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luiz Carlos Pais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Matemática, legislações, ensino secundário e cálculo diferencial integral.

Resumo

o presente artigo é referente a uma pesquisa que está sendo desenvolvida em um curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da região centro-oeste. A investigação tem como objetivo analisar aspectos históricos, relativos ao ensino de alguns conteúdos matemáticos que servem de pré-requisitos ao início do estudo do Cálculo Diferencial em nível final do ensino secundário brasileiro, no contexto das primeiras décadas do século XX. Tal pesquisa será conduzida pelas ideias de longa, média e curta duração propostas pelo historiador Fernando Braudel, bem como conceitos da história das disciplinas e culturas escolares, propostos por André Chervel. A partir desses pressupostos teóricos, será possível investigar duas legislações instituídas nos anos de 1890 e 1898. Pretende-se assim, analisar medidas previstas para o ensino de matemática no ensino secundário que estivessem associadas ao estudo do cálculo diferencial integral no ensino superior.

Referências

BRASIL. Collecção das Leis da Republica dos Estados Unidos do Brazil de 1890. Parte 2. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1895. Disponível em: < http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/19080> Acesso em: 30 de novembro de 2016.

BRASIL. Collecção das Leis da Republica dos Estados Unidos do Brazil de 1898. Parte 2. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1900. Disponível em: < http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/19081#> Acesso em: 30 de novembro de 2016.

BRAUDEL, F. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 1978.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria & Educação. Porto Alegre: Pannonica, 1990. n.2, p.117-229.

SOUZA, T. L. L. Elementos históricos da educação matemática no Amazonas: livros didáticos para ensino primário no período de 1870 a 1910. 2010. 160f. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Campo Grande, MS.

Publicado
2017-09-25
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021