MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA: PRIMEIROS CAMINHOS METODOLÓGICOS

  • Débora Pacheco
Palavras-chave: Metodologia, Materiais Curriculares, Educação Matemática.

Resumo

Neste artigo apresento minhas inquietações, construções e desconstruções de um início de percurso de doutorado que desenham processos metodológicos de minha pesquisa. A discussão é atravessada pelas leituras de Latour e Garnica ao discutirem aspectos metodológicos e ciência. A intenção é promover discussões sobre como podemos pensar metodologias no fazer ciência de um pesquisador em formação. Por meio do relato dos caminhos já percorridos aponto um modo de entrar na ciência sem etapas pré-definidas e a necessidade de apresentá-los sem apagamentos. 

Referências

BALL, S. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014

BAHIA (Estado). Secretaria Estadual da Educação. Programa Alfabetização Matemática. Disponível em: http://educadores.educacao.ba.gov.br/noticias/secretaria-lanca-programa-de-educacao-matematica-nas-escolas-publicas; acesso em 7 mai. 2017.

BRASIL. Ministérios da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnld/apresentacao; acesso em 7 mai. 2017.

CEARÁ (Estado). Secretaria Estadual da Educação. Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Disponível em: http://www.idadecerta.seduc.ce.gov.br/index.php/o-paic/historico/historia; acesso em 7 mai. 2017.

GARNICA, A. V. M. Pesquisa qualitativa e Educação (Matemática): de regulações, regulamentos, tempos e depoimentos. Mimesis, Bauru, v. 22, n. 1, p. 35-48, 2001.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria Estadual da Educação. Projeto Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental- EMAI. Concepção e Supervisão: Célia Maria Carolino Pires, São Paulo, 2013.

TIBURI, M. Magnólia: romance em 100 fatos e um vôo de inseto. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

Publicado
2017-09-25
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021