NOTAS DE EXPERIÊNCIAS DE UMA JOVEM PESQUISADORA

  • Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Educação matemática, currículo, matemática financeira, livros didáticos, experiência.

Resumo

O texto apresenta notas de experiências de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. A investigação teve inspiração nas perspectivas curriculares contemporâneas de pesquisa em Currículo. O referencial teórico metodológico foi composto por meio das contribuições do pensamento foucaultiano, que possibilitou indícios de que a matemática financeira presente nos livros didáticos de matemática do ensino médio, aprovados pelo PNLD de 2015, evidencia ações de biopolítica e de governamentalidade neoliberal. Este texto objetiva narrar as experiências de uma jovem pesquisadora em seu fazer investigativo, experiências que movimentam um modo de fazer pesquisa de uma pesquisadora e de um grupo de pesquisa em Educação Matemática.

Biografia do Autor

Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Cursando Doutorado em Educação Matemática no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado
2017-09-25
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021