UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM O SOFTWARE KLOGO: RECONSTRUINDO O CONCEITO DE PARALELOGRAMO

  • Ádamo Duarte de Oliveira Mestrando no Programa de Pós - graduação /UFMS
  • Suely Scherer Professora Doutora do Programa de Pós Graduação/UFMS
Palavras-chave: (Re) construção de conhecimentos, O ciclo de ações e a espiral da aprendizagem. Ambiente Klogo, Formação continuada de professores

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvida no Programa de Pós – graduação do Mestrado em Educação Matemática na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A questão principal de pesquisa consiste em determinar se e como conceitos de geometria plana são (re)construídos por professores de matemática do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, participantes de uma ação de formação, ao realizar atividades com o software Klogo. O software Klogo, está disponível nos laptops distribuídos nas escolas contempladas pelo PROUCA (Projeto um Computador por Aluno). A ação de formação foi estruturada em encontros presencias e virtuais. Para a produção deste artigo usou-se registros realizados por um dos participantes do curso. O referencial teórico da pesquisa são os estudos realizados por Valente (1997, 2003, 2005), que trata do ciclo de ações e a espiral da aprendizagem. Estes estudos nos permitem compreender o papel do computador na construção de conhecimentos. A análise dos dados mostra que ao realizar atividades como o software Klogo, o sujeito da pesquisa (re) construiu o conceito de paralelogramo, ao mobilizar conhecimentos de ângulos suplementares e de ângulos alternos internos e alternos externos, na construção de um paralelogramo. Estes conhecimentos, nas atividades propostas no ambiente Klogo, ao poucos foram sendo incorporadas, pelo sujeito de pesquisa, ao conceito de paralelogramo, evidenciando uma reconstrução de conceito ao longo das atividades. 

Referências

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias de Ensino Presencial e a Distância. São Paulo: Papirus, 2003.

PIAGET, Jean. Abstração Reflexionante. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação. 2005. Tese (livre docência) – Universidade Estadual de Campinas.Instituo de Artes, São Paulo. 2005.

VALENTE, José Armando. Informática na Educação: instrucionismo x construcionismo. Disponível em: < http://www.divertire.com.br/educacional/artigos/7.htm> Acesso em: 20 set.2011.

VALENTE, José Armando. Pesquisa, Comunicação e Aprendizagem com o Computador. Disponível em: < midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com >. Acesso em: 10 maio 2011.

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021