PRA QUÊ ENSINAR TABUADAS? OBSERVAÇÕES SOBRE A NECESSIDADE E AS “NOVAS METODOLOGIAS” PARA ENSINAR TABUADAS DA REVISTA DO PROFESSOR

  • Leandro de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
  • Edilene Simões da Costa Santos

Resumo

Este artigo tivemos por objetivo escrever sobre as apropriações da tabuada escolar na Revista do Professor do Centro do Professorado Paulista. A questão norteadora deste trabalho diz a respeito sobre qual era a necessidade e quais eram as metodologias discutidas por professores para ensinar tabuadas em um determinado momento histórico do ensino escolar publicadas na Revista do Professor. A fundamentação teórica para essa pesquisa baseia-se na história cultural sob os conceitos de apropriação, vulgata, cultura escolar e saberes elementares matemático. Concluímos que a tabuada era ensinada como conteúdo elementar para que posteriormente serem estudados outros conteúdos de matemática, por exemplo a resolução de problemas.

Publicado
2017-09-25
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021