ASPECTOS HISTÓRICOS DAS PRÁTICAS DA CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR: UM OLHAR PARA A ESTRUTURA DO MANUAL DIDÁTICO ARITHMETICA ELEMENTAR ILLUSTRADA, NO CONTEXTO DO ESTUDO DE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA (1870 – 1940)

  • Relicler Pardim Gouveia Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Grandezas e Unidades de Medidas. Notas Textuais. Manuais.

Resumo

Este artigo apresenta elementos de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo investigar os aspectos históricos das práticas e saberes na Educação Matemática relativas ao estudo de Grandezas e Unidades de Medidas presentes em textos didáticos em circulação no período de 1870 a 1940. Para o desenvolvimento e análise de dados pauta-se no método crítico da história a partir de alguns conceitos propostos por Marc Bloch.

Referências

BURKE, P.. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CHARTIER, R.. Leitura e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: UNESP, 2004

CHARTIER, R.. O Mundo Como Representação. Tradução de Andréa Daher e Zenir Campos Reis. Revista das Revistas, Estudos Avançados, 11 (5), 1991.

CHERVEL, A.. História das disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre: Panonima, n. 2, 1990.

DUMONT, Ir. I.. Elementos de Aritmética: curso primário ou elementar. São Paulo: FTD, 1937. Coleção de Livros Didáticos - FTD.

LOBO, J. T. de S.. Segunda Arithmetica. 20ª ed. 1920. Porto Alegre: Livraria Selbach

OLIVEIRA, E. C. de; RAMOS, V. C.. Que Vença O Melhor Argumento: As Notas De Rodapé Como Artifício Argumentativo Em Casa Grande & Senzala. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 1, n. 3, p.249-266, jun. 2010. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/teoria/article/viewFile/28854/16085>. Acesso em: 12 nov. 2016.

TRAJANO, A. B.. Arithmetica Elementar Illustrada: Para uso dos alumnos adiantados das escolas primarias. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves. 1936.

VALENTE, W. R.. Livro Didático e Educação Matemática: uma história inseparável. Zetetiké, Campinas, v. 30, n. 16, p.139-162, jul./dez. 2008. Semestral. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/zetetike/article/viewFile/2518/2277>. Acesso em: 24 mar. 2015.

VALENTE, W. R.. Uma História da Matemática Escolar no Brasil, 1730-1930. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2007a. 211 p.

Publicado
2017-09-25
Seção
GT1 - XI SESEMAT: Ensino e Aprendizagem da Matemática