FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: TECNOLOGIAS, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM

  • Agnaldo de Oliveira Mestrando do PPG/Mestrado em Educação Matemática da UFMS
  • Suely Scherer Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, orientadora da pesquisa
Palavras-chave: Interação, Tecnologias, Educação a Distância, Educação Matemática

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A pesquisa tem como objetivo “analisar as possibilidades de interação e aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem em uma ação de formação continuada a distância de professores de matemática que atuam em salas de tecnologia”. Utilizamos como metodologia de pesquisa a “Análise de Conteúdo” com os estudos de Bardin (2011) e Franco (2008). A presente pesquisa tem por foco uma ação de formação continuada a distância de professores de matemática que trabalham em salas de tecnologia em diferentes municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Neste artigo apresenta-se as diferentes abordagens da EaD (VALENTE, 2002) na perspectiva de interação entre sujeitos. Este referencial é usado, neste artigo, para analisar a aprendizagem de um professor em formação na perspectiva da interação com outros sujeitos, incluindo o professor formador, em uma ação de formação de professores de matemática para o uso dos computadores no ensino de funções. Observou-se que o formador esteve junto do professor em formação, em uma abordagem do “estar junto virtual” , acompanhando, desafiando, e questionando suas certezas. 

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa
de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
(UFMS). A pesquisa tem como objetivo “analisar as possibilidades de interação e aprendizagem em
ambientes virtuais de aprendizagem em uma ação de formação continuada a distância de professores
de matemática que atuam em salas de tecnologia”. Utilizamos como metodologia de pesquisa a
“Análise de Conteúdo” com os estudos de Bardin (2011) e Franco (2008). A presente pesquisa tem por
foco uma ação de formação continuada a distância de professores de matemática que trabalham em
salas de tecnologia em diferentes municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Neste artigo
apresenta-se as diferentes abordagens da EaD (VALENTE, 2002) na perspectiva de interação entre
sujeitos. Este referencial é usado, neste artigo, para analisar a aprendizagem de um professor em
formação na perspectiva da interação com outros sujeitos, incluindo o professor formador, em uma
ação de formação de professores de matemática para o uso dos computadores no ensino de funções.
Observou-se que o formador esteve junto do professor em formação, em uma abordagem do “estar
junto virtual” , acompanhando, desafiando, e questionando suas certezas.

Referências

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021