AS DIFERENTES PERCEPÇÕES SOBRE DUAS PESQUISAS VIVENCIADAS POR UMA PESQUISADORA EM EDUCAÇÃO

  • Gresiela Ramos de Carvalho Souza Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Currículo, Ensino Médio, contemporâneo.

Resumo

O texto tem por objetivo apresentar algumas percepções vivenciadas por uma pesquisadora em educação durante a pesquisa de mestrado e de doutorado. A primeira foi uma pesquisa de mestrado teve como título ‘Números Racionais: Concepções e Conhecimento Profissional de Professores e as Relações com o Livro Didático e a Prática Docente’, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT e foi concluída em 2013. Foi fruto de uma investigação realizada em duas escolas públicas estaduais do Estado de Mato Grosso, participantes do projeto Observatório da Educação, com foco em Matemática e Iniciação às Ciências - polo UFMT, tendo como sujeitos da pesquisa três professores que lecionavam nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa foi possível identificar algumas relações entre as concepções que os sujeitos desta pesquisa possuem sobre o ensino dos números racionais e as suas práticas docentes, e a forte influência do livro didático sobre a prática dos professores investigados. A segunda trata-se do projeto de pesquisa de doutorado, o qual pretende investigar a “Relaboração do currículo do Ensino Médio, considerando o contexto atual de reforma” sob orientação do professor Márcio Antônio Silva no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS.

Biografia do Autor

Gresiela Ramos de Carvalho Souza, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso
Professora de Matemática da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso

Referências

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Publicado
2017-09-25
Seção
GT2 - XI SESEMAT: Formação de Professores e Currículo