ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS NORMAIS DE CAMPO GRANDE: UMA BUSCA POR INDÍCIOS SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES

  • Carlos Souza Pardim ufms
  • Luzia Aparecida de Souza UFMS
Palavras-chave: Manual pedagógico, Hermenêutica de Profundidade, Escola Normal

Resumo

Este artigo tem a intenção de discutir e apresentar pesquisa em andamento. A pesquisa à qual este artigo se refere tem como objetivo geral compreender, sob o filtro dos manuais pedagógicos, as orientações pedagógicas (nacionais/ internacionais) sobre as quais se estruturou a formação de professores de ensino primário de Campo Grande a partir da sua reabertura em 1947. O manual alvo da análise desta pesquisa é a obra Noções de Metodologia do Ensino Primário, de Theobaldo Miranda Santos, editado em 1964, cujo título foi citado em portaria da Escola Normal de Campo Grande (MS) que teve seu funcionamento iniciado a partir de 1930 até ser integrada ao Grupo Escolar Joaquim Murtinho se tornando a Escola Estadual de 1º e 2º Graus Joaquim Murtinho. Ao assumir o manual pedagógico como uma forma simbólica utilizase como referencial para análise a Hermenêutica de profundidade, desenvolvida por John B. Thompson, que estabelece três dimensões para a realização de análise, que ocorrem concomitantemente, a saber: Análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação/reinterpretação. Desse modo, este artigo está estruturado de modo a esboçar características da pesquisa. 

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021