ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Resumo
Nesse artigo apresentamos alguns resultados apontados na pesquisa de Mestrado “Trigonometria em Livros didáticos do 9º do ensino fundamental” desenvolvida no programa de Pós- Graduação em Educação Matemática. A investigação teve por objetivo responder como é proposto o ensino da trigonometria nos livros didáticos do ensino fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2014, tem como aporte teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1999) e o Modelo Praxeológico desenvolvido por Gascón (2003). No texto trazemos um pouco da trajetória da nossa investigação que resultou na identificação de elementos que permitiram atingir os objetivos propostos. Como principal resultado identificamos indícios de uma preocupação por parte dos autores em dar algum significado ao estudo da trigonometria, e isso tanto do ponto de vista das escolhas matemáticas quanto didáticas. Todavia ainda nota-se uma tendência ao ensino clássico da trigonometria, como apontada por outros pesquisadores.
Referências
ANDRINI, Á. Praticando Matemática. Álvaro Andrini, Maria José C. de V. Zampirolo. – 9º ano. 3ª Ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2012.
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