O estudo sobre/com tecnologias digitais em uma disciplina de prática de ensino em um curso de Licenciatura em Matemática
Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar resultados da pesquisa de mestrado que foi desenvolvida e que teve como objetivo analisar ações propostas em uma disciplina de Prática de Ensino, identificando aquelas que podem ter possibilitado a construção de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos de conteúdos matemáticos por egressos de um curso de Licenciatura em Matemática. Para essa pesquisa foram realizadas entrevistas com 27 egressos do curso, que fizeram a disciplina de Prática de Ensino com foco no uso de tecnologias digitais em/para aulas de matemática no período de 2010 a 2015. As análises foram focadas nas falas dos egressos e fundamentadas nos estudos teóricos sobre construção de conhecimentos de Becker (2012) e nos conhecimentos dos professores de Mishra e Koehler (2006). Nas falas foram identificadas três ações da disciplina: elaboração de planejamento de aulas com tecnologias digitais, desenvolvimento de aulas com o uso de tecnologias digitais e a relação entre a teoria e prática na disciplina. Essas ações foram vivenciadas durante a disciplina, e podem ter mobilizado a construção de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos de conteúdos matemáticos e a reflexão sobre práticas pedagógicas desses professores.
Referências
BECKER, F. Educação e construção de conhecimento. 2 Ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
MISHRA, P; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. TeachersCollege Record, Volume 108, Number 6, June 2006, pp. 1017–1054.
VALENTE, J. A. Formação de professores: Diferentes abordagens pedagógicas. In: VALENTE, J. A. (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED,1999.
VALENTE, J. A. O ciclo de ações e a espiral da aprendizagem. In: VALENTE, J. A. A espiral da espiral da aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. (Tese de livre docência) Cap. 04. Universidade Estadual de Campinas. Campinas/SP, 2005.