O estudo sobre/com tecnologias digitais em uma disciplina de prática de ensino em um curso de Licenciatura em Matemática

  • Ivanete Fátima Blauth Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Prática de Ensino, Tecnologias digitais, Construção de conhecimentos.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar resultados da pesquisa de mestrado que foi desenvolvida e que teve como objetivo analisar ações propostas em uma disciplina de Prática de Ensino, identificando aquelas que podem ter possibilitado a construção de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos de conteúdos matemáticos por egressos de um curso de Licenciatura em Matemática. Para essa pesquisa foram realizadas entrevistas com 27 egressos do curso, que fizeram a disciplina de Prática de Ensino com foco no uso de tecnologias digitais em/para aulas de matemática no período de 2010 a 2015. As análises foram focadas nas falas dos egressos e fundamentadas nos estudos teóricos sobre construção de conhecimentos de Becker (2012) e nos conhecimentos dos professores de Mishra e Koehler (2006). Nas falas foram identificadas três ações da disciplina: elaboração de planejamento de aulas com tecnologias digitais, desenvolvimento de aulas com o uso de tecnologias digitais e a relação entre a teoria e prática na disciplina. Essas ações foram vivenciadas durante a disciplina, e podem ter mobilizado a construção de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos de conteúdos matemáticos e a reflexão sobre práticas pedagógicas desses professores.

Referências

BECKER, F. Educação e construção de conhecimento. 2 Ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

MISHRA, P; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. TeachersCollege Record, Volume 108, Number 6, June 2006, pp. 1017–1054.

VALENTE, J. A. Formação de professores: Diferentes abordagens pedagógicas. In: VALENTE, J. A. (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED,1999.

VALENTE, J. A. O ciclo de ações e a espiral da aprendizagem. In: VALENTE, J. A. A espiral da espiral da aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. (Tese de livre docência) Cap. 04. Universidade Estadual de Campinas. Campinas/SP, 2005.

Publicado
2017-09-21
Seção
GT3 - XI SESEMAT: Tecnologia e Educação Matemática