O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE EaD

  • Daiane dos Santos Pereira Corrêa Mestranda do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Matemática da UFMS. Bolsista Capes.
  • Suely Scherer Professora doutora, orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS.
Palavras-chave: Educação a Distância (EaD), Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Formação de professores

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), intitulada Licenciatura em Matemática a Distância e a Formação de professores para/com o uso das TIC. Essa pesquisa tem como objetivo investigar e analisar como as TIC têm sido utilizadas na formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática oferecido na modalidade de Educação a Distância pela UFMS. Este artigo objetiva apresentar e analisar as formas de uso de softwares e outros recursos do computador em disciplinas do curso. Apresenta-se também as finalidades com que essas TIC foram utilizadas pelos alunos, com base em dados coletados por meio de questionários aplicados aos próprios alunos do curso. A análise destes usos é realizada a partir dos estudos de Papert (2008) e Valente (1993; 2002; 2008) Por meio deste estudo foi possível perceber que as TIC são mais usadas em três disciplinas do curso, sendo duas disciplinas pedagógicas e uma disciplina específica. A finalidade de uso está mais centrada na transmissão de informação, característica da abordagem instrucionista.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo, 2007.

ALVES, J. R. M. A história da EaD no Brasil. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Orgs.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. 4 p..

BITTAR, Marilena. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/viewFile/22615/14845 >. Acesso em: 14 de fev. de 2012.

GOULART, M. B. A Formação de Formadores e a Integração do Computador na Licenciatura de Matemática. 2009. 205f. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2009.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SCHERER, S. Organização Pedagógica em EaD. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para modalidade de educação a distância). UFPR, 2010.

UFMS. Projeto Político do Curso de Licenciatura em Matemática (PPC). Modalidade de Educação a Distância. Campo Grande, MS, 2009. 68 p.

VALENTE, J. A. Por quê o computador na educação?. 2008. Disponível em: <http://www.nied.unicamp.br/publicacoes/separatas/Sep2.pdf>. Acesso em 11 fev. 2012.

_____________. Aprendendo para a vida: o uso da informática na educação especial. In: FREIRE, F. M. P.; VALENTE, J. A. (Orgs). Aprendendo para a vida: os computadores para a sala de aula. São Paulo: Cortez, 2002 p. 29-42.

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021