ALGUNS TIPOS DE TAREFA QUE PREPARAM PARA O CÁLCULO MENTAL

  • Jéssica Serra Corrêa da Costa
Palavras-chave: Cálculo mental, Livro didático, Teoria Antropológica do Didático,

Resumo

Neste artigo temos como objetivo apresentar alguns apontamentos acerca da pesquisa de mestrado que está em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Na pesquisa, buscamos investigar como é proposto o cálculo mental em uma coleção dos anos iniciais, aprovada pelo PNLD 2016. Esta pesquisa se insere no amplo quadro de pesquisas que estão vinculadas ao Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática (DDMat) com relação a temática de análise de livros didáticos, que utilizam como aporte teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático. Em vista disso, trazemos em um quadro um primeiro resultado onde apresentamos os tipos de tarefas a priori identificados e elencados por nós a partir da tese de Guimarães (2009), pois acreditamos que a investigação realizada pela autora nos embasa para caracterizar as atividades que se relacionam com o cálculo mental.

Referências

ANANIAS, Eliane Farias. SOBRE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E O CÁLCULO MENTAL. 2010. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – Centro de Ciencias e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Guia de Livros Didáticos, PNLD/2016. Brasília: MEC/SEF, 2015.

CHEVALLARD, Yves. El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Traduzido por Ricardo Barroso Campos. Recherches en Didactique des Mathématiques, RDM, v. 19, n. 2, p. 221-66, 1999.

FRISON, M. D.; VIANNA, J.; CHAVES, J. M.; BERNARDI, F. M. Livro Didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS (Enpec), 7, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2009.

GUIMARÃES, S. D. A prática regular de cálculo mental para ampliação e construção de novas estratégias de cálculo por alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. 2009. 261 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2009.

PARRA, C.; SAIZ, I. (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.

SANTOS, S. F; MELLO, M. L. M. Cálculo Mental no Ensino Fundamental I: Papel, Valor e Significado. Disponível em

< site.veracruz.edu.br/doc/ise/tcc/2013/ise_tcc_pedagogia_silvane_fautino_2013.pdf > Acesso em: 29 de Abril 2016.

Publicado
2017-09-25
Seção
GT1 - XI SESEMAT: Ensino e Aprendizagem da Matemática