A IMPORTÂNCIA DE ESTUDOS SOBRE CURRÍCULOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar a relevância da inserção de estudos sobre o currículo nos cursos de licenciatura em Matemática, que obtiveram conceitos quatro ou cinco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2008. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, devido ao contato direto com a situação a ser analisada e por utilizarmos, na coleta de dados, questionários, entrevistas, análises de documentos e depoimentos. Também se caracteriza como um estudo de caso, pois buscamos identificar, numa determinada Instituição de Ensino Superior, a importância e as contribuições de se estudar o currículo num curso de Licenciatura em Matemática, do ponto de vista dos professores e do coordenador do curso. Também queremos identificar os conhecimentos que os egressos possuem a respeito de currículo. Baseado nas respostas dadas pelos alunos nos questionários aplicados, percebemos que as discussões curriculares acontecem, mas parece que elas estão centradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nas Propostas Curriculares do estado em que a Instituição de Ensino Superior está localizada.
Referências
BRASIL. Parecer CNE/CP 9/2001. Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação.
BRASIL. Parecer. CNE/CES, 1.302/2001. Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação.
BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2002. Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação.
GATTI, Bernadete. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores – RBFP. vol. 1, nº 1, p. 90-102, mai 2009.
GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. 8ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.
JONNAERT, Philippe; ETTAYEBI, Moussadak; DEFISE, Rosette. Currículo e competências. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.
PIETROPAOLO, Ruy Cesar. Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. SBEM, № 11A, p. 34-38, abr 2002.
PIRES, Célia Maria Carolino. Reflexões sobre os cursos de Licenciatura em Matemática, tomando como referência as orientações propostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. SBEM, № 11A, p. 44-56, abr 2002.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª Ed. Belo Horizonte: editora autêntica, 2005.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, nº 14, p. 61-87, mai/jun/jul/ago 2000.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da (orgs.). A escola mudou. Que mude a formação de professores! Campinas-SP; 3ª ed. Papirus, 2010.