A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CASSILÂNDIA (MS) COM O CURSO DE CIÊNCIAS DA UEMS: alguns apontamentos iniciais
Resumo
Apresentamos neste artigo alguns apontamentos sobre a formação de professores de Matemática na região de Cassilândia – MS, com foco na criação do curso de Ciências com Habilitação em Matemática da UEMS e no decorrer do mesmo. Esses apontamentos foram retirados de fontes orais e escritas, mobilizadas por nós, em busca de informações para nossa pesquisa de mestrado. Utilizamos a metodologia da História Oral que nos permiti mobilizar fontes de várias naturezas. Para este artigo, utilizamos a dissertação de mestrado de uma ex-professora do curso, que teve como objetivo analisar as contribuições do curso de Ciências, da unidade de Cassilândia, para a formação de professores de Matemática, bem como uma entrevista, realizada por nós, com um ex-professor do curso, da qual destacamos alguns pontos que achamos pertinente. Estas fontes nos permitiram olhar para algumas temáticas, como o objetivo da criação do curso de Ciências.
Referências
CURY, F. G. Uma história da formação de professores de matemática e das instituições formadoras do estado do Tocantins. 2011. 290f. Tese de Doutorado em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro – SP, 2011.
FREITAS, J. B. de. Contribuições do curso de ciências – habilitação matemática da UEMS para a formação de professores: concepções e avaliações de seus alunos. 2001. 186f. Dissertação de Mestrado em Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP, 2001.
GARNICA, A. V. M. História Oral e Educação Matemática. In: BORBA, M. de C; ARAÚJO, J. de L. (Org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. cap. 3, p. 87-109.
GARNICA, A. V. M.; FERNANDES, D. N.; SILVA, H. da. Entre a Amnésia e a Vontade de Nada Esquecer: notas sobre regimes de historicidade e história oral. Bolema, Rio Claro – SP, v. 25, n. 41, p. 213-250, dez. 2011.
SOUZA, L. A. de. História oral e educação matemática: um estudo, um grupo, uma compreensão a partir de várias versões. 2006. 313f. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro – SP, 2006.