UMA MUDANÇA DE MOVIMENTO DE PESQUISA: DE UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO UM DISCURSO

  • Júlio César Gomes de Oliveira "Universidade Federal do Mato Grosso do Sul"
Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de Professores, Currículo de Matemática, Educação Matemática Crítica, Discurso.

Resumo

Este texto tem por objetivos apresentar resultados finais de uma pesquisa de mestrado e mostrar, como a partir desta pesquisa, foi possível pensar em um futuro estudo para o doutorado. A investigação concluída compunha a linha de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Ao levar em consideração questões curriculares, ela buscou investigar quais significados são produzidos por duas professoras de Matemática do ensino médio ao se engajarem em uma proposta de ensino desenvolvida à luz da Educação Matemática Crítica (EMC) e da Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) de medidas estatísticas. Para a produção dos dados, recorreu-se à: entrevistas, filmagens e observação de aulas de duas professoras que se engajaram no desenvolvimento da proposta de ensino. Foram construídos três códigos, enfatizando a relação das docentes com a proposta de ensino, quais sejam: (i) preocupação com o tempo, (ii) valorização das técnicas e (iii) estranhamento. Inferiu-se que as professoras atribuíram alguns significados para a proposta desenvolvida: uma atividade estranha, que incomoda, que gera angústia, que estressa e que necessita de vários conhecimentos para ser realizada. A demanda da organização curricular e a formação docente são tomadas como importantes e prováveis fatores que influenciaram na atribuição destes significados. A partir dos significados atribuídos, percebeu-se que a EMC, talvez, não se configurasse em um discurso com o qual as professoras participantes da investigação estivessem acostumadas. Em outros termos, naquele tempo-espaço, a EMC não se constituiu como algo “normal” e isso contribuiu para a produção dos significados que foram apresentados. Essa constatação, dentre outras questões, foi o que possibilitou um deslocamento da investigação de mestrado para a de doutorado, que teve início no ano de 2016 – não mais trata a EMC como um referencial teórico do campo da Educação Matemática, mas como um discurso na perspectiva foucaultiana.

Referências

FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas/Editores Associados, n. 114, nov. 2001, p. 197-223.

LARROSA, Jorge. Estudar = estudiar. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Sandra Corazza. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

OLIVEIRA, J. C. G. Currículos de matemática no ensino médio: significados que professores atribuem a uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem desenvolvida à luz da Educação Matemática Crítica. 2015. 214f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. 2. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2007.

Publicado
2017-09-21
Seção
GT2 - XI SESEMAT: Formação de Professores e Currículo