CATEGORIAS DO COTIDIANO EM GRUPOS DE TRABALHO COM PROFESSORES: TRAVESSIAS E ATRAVESSAMENTOS
Resumo
O trabalho apresenta a proposta de pesquisa baseada em grupos de trabalho com atividades baseadas em categorias do cotidiano com professores que ensinam matemática desenvolvidos em Bagé, Campo Grande, Diadema, São João del-Rei e Sinop e alguns resultados preliminares desses grupos. Para analisar esses relatos utilizamos como principal referência a noção de leitura plausível dos processos de produção de significados, das interações, das discussões e problematizações dos professores e alunos. Para a abordagem dos estudos culturais, tomaremos como referência as noções de identidade e os efeitos do discurso colonizador, na tentativa de vislumbrar relações sociais possivelmente apresentadas por esses sujeitos. A análise prévia dos dados de Campo Grande e de outras localidades apresenta momentos de produção de outros olhares para a prática de ensino e conceitos matemáticos, bem como momentos de estranhamento ao se pensar de outras maneiras algumas possibilidades para certos conteúdos matemáticos.Referências
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