UM ESTUDO SOBRE O ENSINO / APRENDIZAGEM DE CONSTRUÇÕES BÁSICAS DE GEOMETRIA COM USO DO CABRIGÉOMÈTRE II
Resumo
O presente artigo teve como objetivo escolher uma tecnologia digital que é o que se tem de mais disponível nas escolas, o computador, com o uso do software Cabri-Géomètre II, para verificar se realmente ele promove aprendizagem e quais artifícios podem ser utilizados para isso. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Teixeira de Freitas, com alunos do Ensino Médio 1°, 2° e 3° anos. Para isso, tudo foi planejado em duas etapas 1: minicurso com o software Cabri-Géomètre II, 2: minicurso com instrumentos de desenho geométrico como: compasso, régua, transferidor, borracha lápis e papel milimetrado. O uso destas etapas foi para atender objetivos propostos neste artigo disponibilizando informações sobre o potencial do software no ensino aprendizagem, mostrando que este pode promover aprendizagem fazendo com que o aluno ganhe autonomia no trabalho, torne-se mais criativo aumentando a atenção e participação na aula, permitindo verificar propriedades geométricas, o que estimula a aprendizagem e desenvolve a estrutura lógica do pensamento.
Referências
DEMO, Pedro. Questões para a teleducação. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
GIOVANE, José Ruy, 1973 - Matemática Fundamental: uma nova abordagem:ensino médio:volume único/ José Rui Giovanni, José Roberto Bonjorno, José Rui Giovanni Jr.-São Paulo:FTD,2002.
HENRIQUES, Afonso. Dinâmica dos elementos da geometria plana em ambiente computacional. Ilhéus: Editus, 2001.
SANTOS, Fabiano Pereira dos, Incidência Tributária sobre operações comerciais envolvendo ”software”, julho 2002.Disponível em: . Acessado em: 23 de ago. de 2010.