NÚMEROS RACIONAIS: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS

  • Gresiela Ramos de Carvalho Souza Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Gladys Denise Wielewski Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
Palavras-chave: Números Racionais, Documentos Oficiais, Livro Didático

Resumo

Este texto é parte integrante de uma pesquisa em desenvolvimento inserida no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GRUEPEM) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT na linha de Educação em Ciências e Educação Matemática, cujo objetivo é investigar as concepções de professores e as presentes em livros didáticos de matemática sobre o ensino dos números racionais e compreender que relações existem entre estas e a prática pedagógica no ensino fundamental. A investigação em questão encontra-se em fase de construção, por este motivo apresenta dados parciais, neste artigo trazemos apenas a análise do livro didático adotado no 6º ano, quanto aos diferentes significados dos números racionais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN´s, que são: parte-todo, quociente, razão e operador multiplicativo. Analisamos o livro didático por este ser uma das ferramentas mais utilizadas pelo professor em sala de aula, o colocamos sob a proposta apresentada nos documentos oficiais, pois para os especialistas, os PCN´s continuam sendo o melhor instrumento de orientação para todos os professores que querem alterar sua forma de ministrar aulas, avaliar, combater o fracasso, incluir com qualidade de aprendizagem (MATO GROSSO, 2011, p. 183). 

Referências

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021