LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E AS DISCIPLINAS ENVOLVENDO TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, em nível de mestrado, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem como objetivo investigar como vêm sendo propostas as disciplinas que estejam contemplando as tendências em Educação Matemática, nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática que obtiveram conceito cinco (nota máxima) ou quatro no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) em 2008. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Inicialmente, foi utilizado como instrumento de coleta de dados, a análise documental de projetos pedagógicos e, posteriormente, serão realizadas entrevistas com os professores de quatro Universidades brasileiras, que ministraram as disciplinas no ano de 2011. Para a análise dos dados será utilizada a análise textual discursiva. De acordo com as primeiras análises feitas nos projetos pedagógicos, verificou-se que os cursos de Licenciatura em Matemática incorporaram na sua estrutura curricular, como obrigatórias, as disciplinas com foco em Educação Matemática. Observou-se que as tendências aparecem nos cursos de licenciatura, em disciplinas individuais, tais como “Filosofia da Educação Matemática”, em uma única disciplina denominada “Tendências em Educação Matemática” e em alguns cursos são retomadas na disciplina “Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I e II”. Esperase que ao final desta pesquisa, as informações fornecidas possam servir de subsídios para uma discussão nacional sobre como estão inseridas as tendências em Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil, assim como a inserção dessas disciplinas vem influenciando, pelo menos teoricamente, na formação dos futuros professores de matemática.
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