EQUAÇÕES E EXPRESSÕES ALGÉBRICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: AS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO DE ALGUNS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

  • Juliana Alves de Souza Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – PPGEduMat/UFMS
  • Patrícia Sandalo Pereira Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – PPGEduMat/UFMS
Palavras-chave: Formação inicial de professores, Expressões algébricas, Ensino Fundamental, Currículo

Resumo

Este artigo refere-se a um recorte da pesquisa de mestrado, em desenvolvimento, cujo objetivo é investigar as propostas de formação de professores em alguns cursos de Licenciatura em Matemática no que tange ao ensino de equações e expressões algébricas e sua inserção nos documentos que orientam os anos finais do Ensino Fundamental. Os projetos pedagógicos analisados fazem parte do conjunto de cursos que obtiveram conceito quatro ou cinco no Enade de 2008. Inicialmente, identificamos as disciplinas que continham as equações e expressões em suas ementas, em seguida analisamos as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) sobre tais conteúdos, para então analisarmos as propostas de formação das instituições, estabelecendo relações entre o que é abordado na formação de futuros professores de Matemática da Educação Básica e o que é recomendado no currículo do Ensino Fundamental para o trabalho com estes conceitos. Para o embasamento teórico, utilizamos as concepções de Álgebra de Usiskin (1995). Este trabalho caracteriza-se como uma abordagem qualitativa e como instrumentos para a coleta de dados utilizamos a análise documental e questionários com alguns professores. Para a análise dos dados usamos como metodologia a análise de conteúdo. Esperamos atingir nossos objetivos, fornecendo subsídios e elementos que propiciem uma reflexão e discussão em torno das propostas de formação inicial de professores de Matemática dos cursos analisados. 

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2009. 5. ed.

BRASIL. Parecer CNE/CES nº 1.302, de 6 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 5 mar. 2002a, Seção 1, p. 15

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática. Brasília – DF: MEC/SEF, 1998.

GATTI. Bernadete et al. Formação de professores para o ensino fundamental: Instituições formadoras e seus currículos. In: Estudos e pesquisas educacionais - Fundação Victor Civita. São Paulo, 2010 - anual n. 1. p. 95-136.

KEPPKE, Charston Lima. Álgebra nos currículos do ensino fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

USISKIN, Zalman. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis. In: COXFORD, Arthur F. (Org.); Shulte, Alberto P. (Org.). As ideias da álgebra. Traduzido por Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1995. p. 9-22.

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021