CURSO MODULAR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS FORMAÇÕES EMERGENCIAIS CONSTITUÍDAS NA REFORMA EDUCACIONAL DOS ANOS DE 1990
Resumo
Este trabalho traz parte da pesquisa de Mestrado “Inventar e se reinventar em meio a narrativas históricas: uma trajetória de pesquisa sobre o Curso Modular de Matemática em Campo Grande-MS”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEdumat. Nosso objetivo consiste em apresentar parte dos resultados que evidenciamos neste estudo a partir das reflexões sobre a criação, desenvolvimento e fechamento do Curso Modular de Matemática que ocorreu em Campo Grande MS entre os anos de 1999 e 2005. Sob o referencial teórico metodológico da história oral construímos nosso percurso em uma pesquisa historiográfica com base nos relatos de egressos dessa formação. Essa trajetória de estudo emergiu da negociação entre orientanda e orientadora em meio às leituras de pesquisas sob a influência da filosofia, às discussões no grupo de pesquisa, às reflexões relacionadas aos princípios mercadológicos implícitos nas políticas que originaram a Reforma Educacional dos anos de 1990, bem como às reflexões sobre leis e diretrizes educacionais daquele contexto. Com esse trabalho construímos um cenário de um curso superior de matemática imerso em um movimento de formação emergencial que atendeu um número elevado de professores que atuavam sem habilitação específica na educação básica e sequer constam nos registros oficiais.
Referências
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