UMA ANÁLISE DOS JOGOS DE LINGUAGEM EM DOIS MANUAIS DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA
Resumo
Esta pesquisa está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat), no curso de Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vinculada ao Grupo HEMEP – História da Educação Matemática em Pesquisa, e tem como objetivo analisar os jogos de linguagem propostos em dois títulos de Geometria Euclidiana Plana, conteúdo das grades curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada nos campi da UFMS, concluiu-se que tais manuais didáticos são referência na comunidade acadêmica. Assim, inspirados na filosófica de linguagem do 2º Wittgenstein, analisaremos os dois materiais até o uso dos 5 (cinco) postulados de Euclides, presentes em ambos os manuais didáticos de Geometria Euclidiana Plana em estudo, as semelhanças de família e as regras de uso estabelecida por cada um dos autores. Neste texto, porém, traremos um apontamento sobre o uso dos termos “axioma” e “postulado” nas duas obras.Referências
BARBOSA, João. L.M (1984). Geometria Euclidiana Plana, Rio de Janeiro, Coleção do Professor de Matemática, 2006. 222p.
LEITE, Claudécio. G. A construção histórica dos sistemas de numeração como recurso didático para o ensino fundamental I Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática)- Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2014.
PICCELLI, Paulo. H. Processos de validação de conjecturas em geometria plana. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2010.
PINTO, Thiago P. Linguagem e educação matemática: um mapeamento de usos na sala de aula. 2009, 110f. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Rio Claro, 2009.
QUELHO, Elaine; QUEIROZ, Maria L. Geometria Euclidiana Plana: uma construção geométrica, São Paulo, Ed. Unicamp, 2008. 262p.
VILELA, Denise S. Usos e jogos de linguagem na matemática: diálogo entre filosofia e educação matemática. - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.
VILELA, Denise S. Matemática nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na educação matemática. 2007, 260f. Tese de Doutorado Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação – Campinas, SP, 2007.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. 3 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984.