A Linguagem Digital Como Estruturante de Conhecimentos Matemáticos
Resumo
Apresentamos o recorte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento que tem por objetivo analisar de que forma a linguagem digital influencia o processo de estruturação de conhecimentos de geometria, por alunos de Ensino Fundamental. Os referenciais teóricos que orientam a pesquisa são os estudos de Vygotsky sobre os sistemas simbólicos e processos mentais superiores, os estudos de Valente sobre o ciclo de ações e a espiral de aprendizagem, e os estudos de Valsiner sobre a co-construção de conhecimentos destacando nesses estudos os processos de internalização e externalização. Até o momento realizamos estudos teóricos, com articulações pertinentes ao campo da educação matemática, e iniciamos o planejamento da experimentação, com o uso do geogebra.
Referências
KENSKY, V.M.. Tecnologias de Ensino Presencial e a Distância. São Paulo: Papirus, 2003.
________, V. M. Memórias e formação de professores: interfaces com as novas tecnologias de comunicação. In: CATANI, 112 MARILDA DA SILVA D. et al. (Org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escritura Editora, 1997. p.85-98.
LEVY, P.. Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993
SANTAELLA, L.. Comunicação Ubíqua: Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
____________, L.. As linguagens como antídotos ao midiacentrismo. Matrizes, v. 1, n. 1, p. 75-97. Disponível em: <http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/MATRIZes/issue/view/278>. Acesso em: nov. 2015.
SANTOS, F.M.A..Interferências da linguagem digital no português escrito. 2010. Disponível em: < https://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Fernanda-Maria-Almeida-Santos.pdf > Acesso em: 27 dez. 2016.
VALENTE, J.A. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. Tese de Livre docência, Unicamp, Campinas, São Paulo, Brasil, 2005
VALSINER, J.. Fundamentos da Psicologia Cultural: mundos da mente mundos da vida. Porto Alegre: Artmed, 2012
VYGOTSKY, L. S.. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.