A MATEMÁTICA E A ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS CEGOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE – MS.

  • Rozana Morais Lopes Feitosa Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Narrativas. Atuação de professores. Educação Matemática. Deficiência Visual.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os alunos cegos têm vivenciado o espaço escolar e as aulas de Matemática e como percebem a atuação do professor de Matemática. Como fontes para a produção de dados, além da pesquisa bibliográfica, foram às entrevistas dos seis alunos cegos de diferentes escolas públicas de Campo Grande – MS. Esse estudo fornecerá novos elementos para um projeto maior denominado Mapeamento da Formação e Atuação de Professores de Matemática no Brasil desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM) e, especificamente, para o Projeto de Mapeamento focado em Mato Grosso do Sul, desenvolvido pelo grupo História da Educação Matemática em Pesquisa (HEMEP) – projeto que visa realizar um entendimento da formação de professores de matemática das distintas regiões do Brasil.

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Publicado
2017-09-21
Seção
GT2 - XI SESEMAT: Formação de Professores e Currículo