Elementos na História do Ensino de Matemática em um Colégio Salesiano Feminino entre 1930 a 1970 no Sul do Mato Grosso Uno

  • Luciani Coelho Santos UFMS
Palavras-chave: Gênero, História cultural, Saberes escolares

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar alguns elementos que caracterizam o ensino de matemática encontrados em uma instituição de ensino salesiano, administradas pelas irmãs filhas de Maria Auxiliadora, em Campo Grande região Sul do Mato Grosso UNO no período entre 1930 a 1970, onde são contemplados o movimento de duas grandes reformas educacionais, a de Francisco Campos 1931 e a LDB 5692 de 1971.Investigação é o “coração” do nosso objeto de pesquisa em História da Educação Matemática Escolar cuja dissertação de Mestrado está em andamento. Apresentamos aqui alguns repertórios pedagógicos que fizeram parte do ensino da matemática nos primeiros anos escolares no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, os quais eram ministrados a moças de fino trato, tais como: livros, materiais pedagógicos e didáticos, um dos objetivos específicos da dissertação de mestrado que está em andamento, 

Biografia do Autor

Luciani Coelho Santos, UFMS

O presente artigo tem como finalidade apresentar alguns elementos que caracterizam o ensino de matemática encontrados em uma instituição de ensino salesiano, administradas pelas irmãs filhas de Maria Auxiliadora, em Campo Grande região Sul do Mato Grosso UNO no período entre 1930 a 1970, onde são contemplados o movimento de duas grandes reformas educacionais, a de Francisco Campos 1931 e a LDB 5692 de 1971.Investigação é o “coração” do nosso objeto de pesquisa em História da Educação Matemática Escolar cuja dissertação de Mestrado está em andamento. Apresentamos aqui alguns repertórios pedagógicos que fizeram parte do ensino da matemática nos primeiros anos escolares no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, os quais eram ministrados a moças de fino trato, tais como: livros, materiais pedagógicos e didáticos, um dos objetivos específicos da dissertação de mestrado que está em andamento, 

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Publicado
2017-09-25
Seção
GT1 - XI SESEMAT: Ensino e Aprendizagem da Matemática