UMA LEITURA DAS TRANSFORMAÇÕES POLÍTICO-EDUCACIONAIS NO PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ESTADO DE MATO GROSSO.

  • Magno Rodrigo da Silva Mestrando PPGEduMat/UFMS // SEDUC/Cefapro de Sinop-MT
Palavras-chave: formação de professores, formação continuada, política educacional, CEFAPRO

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma primeira revisão das transformações político-pedagógicas que constituíram o projeto de formação continuada de professores da Educação Básica do estado de Mato Grosso (MT). A revisão integra uma pesquisa de mestrado em andamento, que objetiva investigar, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Modelo dos Campos Semânticos, as tensões da prática profissional de professores em meio as referidas transformações e a uma proposta alternativa de formação continuada, em Sinop-MT. Nesse sentido, evidenciamos o panorama que dá origem a pesquisa, além da proposta de um Grupo de Trabalho como modelo alternativo para à formação. Na sequência, apresentamos uma leitura das políticas de formação continuada de professores do referido estado, considerando período entre 1995 e 2016. Por fim, anunciamos algumas considerações e as perspectivas de análise da pesquisa, que poderá apontar subsídios à política de formação continuada de professores.

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Publicado
2017-09-21
Seção
GT2 - XI SESEMAT: Formação de Professores e Currículo