FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: COMPREENSÕES A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES

  • Ana Carolina Siqueira Ribas Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Narrativas, Escola Normal, Enfrentamentos cotidianos

Resumo

Esse texto apresenta movimentos das pesquisas que temos desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Apresentamos, inicialmente, aspectos da pesquisa de mestrado cujo foco foi a formação de professores que ensinam matemática na Escola Normal Joaquim Murtinho, que funcionou em Campo Grande/MS, destacando a potencialidade das narrativas nesse trabalho. Posteriormente, apresentamos a pesquisa de doutorado, em desenvolvimento, cujo objetivo é investigar enfrentamentos cotidianos de professores de matemática em sua relação com a permanência na/abandono da profissão docente, para a qual também são mobilizadas narrativas de professores. A discussão aqui proposta busca evidenciar as escolhas e articulações teóricas que têm norteado o desenvolvimento desse estudo bem como alguns desafios enfrentados na investigação.

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Publicado
2017-09-21
Seção
GT2 - XI SESEMAT: Formação de Professores e Currículo