COMO ENSINAR MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL? UM MANUAL DA CADES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Marcos Henrique Silva Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: PPGEduMat, Formação de professores, História da Educação Matemática, Cades, Hermenêutica de Profundidade

Resumo

Neste artigo são apresentados e discutidos aspectos gerais de uma pesquisa, a nível de mestrado, que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat), da UFMS. Essa pesquisa teve como foco abordar a formação de professores de Matemática, em uma perspectiva historiográfica, a partir da análise da obra “Como ensinar Matemática no Curso Ginasial: manual para orientação do candidato a professor de curso ginasial no interior do país”, idealizada e produzida pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário - Cades, que, entre outras localidades brasileiras, atuou na região sul do estado de Mato Grosso Uno. A análise desse Manual foi pautada no referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade - HP. Assim sendo, percebeu-se ênfase no conhecimento do professor em relação ao desenvolvimento psicológico, à aprendizagem e à formação da personalidade na adolescência. Discute abordagens didático-pedagógicas em seus diversos aspectos, e propõe sugestões de desenvolvimento de alguns conteúdos matemáticos em sala de aula. Essa investigação contribuiu para a constituição do campo de pesquisa da História da Educação Matemática, e, a partir dessa pesquisa, foram geradas outras mobilizações para a continuidade do desenvolvimento de discussões acerca da historiografia da formação de professores de Matemática, no Brasil.

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Publicado
2017-09-21
Seção
GT2 - XI SESEMAT: Formação de Professores e Currículo