PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: O QUE É ISSO?

  • Kely Fabricia Pereira Nogueira Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Patrícia Sândalo Pereira Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
Palavras-chave: Educação Matemática, Formação Inicial, Prática como Componente Curricular, Análise Textual Discursiva

Resumo

O presente artigo é recorte de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, em nível de mestrado, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem como objetivo principal analisar como as práticas entendidas como componentes curriculares (PCC) estão distribuídas nas estruturas curriculares dos Projetos Pedagógicos e sendo desenvolvidas nas disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática que obtiveram conceito cinco (nota máxima) ou quatro no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2008. É uma pesquisa de cunho qualitativo, que utiliza como instrumentos para coleta de dados a análise documental e entrevistas. Tem como ferramenta analítica a análise textual discursiva, seguindo as seguintes etapas: a unitarização, a categorização e a escrita de meta-textos. Neste recorte da pesquisa, serão apresentadas as instituições de ensino superior escolhidas e a estrutura curricular na qual se insere as horas de Práticas como Componente Curricular, a partir das Resoluções CNE/CP 1/2002 e CNE/CP 2/2002, bem como uma definição segundo a legislação e alguns autores de como deve ser entendida essa prática. 

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Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021