GÊNESE INSTRUMENTAL: APROPRIAÇÃO DA INFORMÁTICA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Luiz Cleber Soares Padilha UFMS
  • Marilena Bittar UFMS
Palavras-chave: Teoria da Atividade Instrumentada, Formação de Professores, Instrumentação

Resumo

Este artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa qualitativa em Educação Matemática que tem como objetivo investigar a apropriação da informática educacional por professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental que atuam em sala de tecnologia. A investigação está sendo realizada em um grupo de professores participantes de um projeto de extensão proposto pelo Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática – GETECMAT, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Neste texto relatamos os resultados preliminares de uma análise realizada sobre as discussões e as atividades desenvolvidas por um professor em dois encontros presenciais. Nesta análise procuramos identificar as dificuldades do professor em relação ao uso de tecnologia, as concepções destes professores sobre o uso de tecnologia para o ensino de matemática e a influência dos conhecimentos específicos destes professores no processo de instrumentação para o uso de tecnologia. A análise realizada indica que a dificuldade do professor em utilizar a informática educacional para o ensino de matemática está mais relacionada ao seu conhecimento específico matemático do que ao processo de instrumentação para o uso desta tecnologia. Esta pesquisa tem como principal aporte teórico a Teoria da Atividade Instrumentada, proposta por Rabardel (1995). 

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021