PERSPECTIVA DOS PROFESSORES SOBRE O “PROGRAMA PRÓ- LETRAMENTO – MOBILIZAÇÃO PELA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO”
Resumo
O presente trabalho apresenta um recorte de minha pesquisa de Mestrado em Educação Matemática, que investiga a formação continuada de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental. O objetivo geral da pesquisa é identificar e analisar, limites e potencialidades de diferentes programas de formação continuada em Educação Matemática, na perspectiva de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental da rede pública de Três Lagoas. Durante a pesquisa analisamos quatro programas de formação continuada oferecidos aos professores da rede municipal de ensino no período de dois mil e cinco (2005) a dois mil e nove (2009). Os programas analisados na pesquisa foram: Programa Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade na Educação; Programa Gestão em Aprendizagem Escolar – Gestar II; Programa Apoio Pedagógico na Busca da Inclusão: ações colaborativas entre universidade e escola fundamental / PROEXT, e, Programa de Formação de Alfabetizadores (ProfA). Para o presente artigo, traremos as analises do Programa Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade na Educação. O referencial metodológico se refere a uma pesquisa qualitativa para buscar compreender os fenômenos estudados no próprio ambiente em que ocorrem, e desenvolver as análises e relatos dos dados de forma descritiva para melhor retratar a realidade. Para fundamentação das questões sobre os conhecimentos desses professores tomaremos por base teórica os pressupostos de Shulman (1986, 1987, 1989). Como resultados obtidos o destaque se dá aos conhecimentos mobilizados durante a formação, as sugestões de atividades e as experiências compartilhadas como contribuição para possíveis mudanças pontuais na prática pedagógica dos professores. Outro ponto que merece destaque é dar à Matemática a mesma importância que os professores dos anos iniciais afirmam ter a alfabetização no processo educativo.
Referências
D´AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: Da Teoria à Prática / Ubiratan D´Ambrósio, 1932. Campinas, SP: Papirus, 1996 – (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
SHULMAN, Lee S; WILSON, Suzanne M; RICHERT, Anna E. 150 different way’s of knowing: representations of knowledge in teaching. Exploring Teachers Thinking, 1987. p.104-124.
SHULMAN L.; WILSON, S. M.; GROSSMAN, P. L. Teachers of Substance: subject matter knowledge for teaching. In: Knowledge Base for the Beginning Teacher. Ed Maynard C. Reynolds. For the American Association of Colleges for Teacher Education. Nova Yorque: Pergamon Press, 1989. p.23-36.
SHULMAN, Lee S. Those who Understand: knowledge growth in teaching. Educacional Researchr: Washington, v.15, n.2, February, 1986, p.4-14.
SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. In. SHULMAN, Lee S. The Wisdom of Practice: essays on teaching, learning, and learning to teach. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2004, 1.ed.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. In. SHULMAN, Lee S. The Wisdom of Practice: essays on teaching, learning, and learning to teach. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2004a, 1.ed.